SEO para escritórios de advocacia: O que é e como implementar?

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Hoje é essencial que seu escritório tenha ampla visibilidade e seja fácil de se encontrar, para isso é importante estar bem localizado na internet. Tudo isso é feito por meio de redes sociais, site próprio e boa localização no google. Quase tudo isso é simples de realizar, porém estar bem localizado no google não é uma destas coisas simples, isso tudo envolve SEO (Search Engine Optimization). SEO é um conjunto de técnicas de otimização para blogs e sites, assim ajudando no ranking do google, o que faz você ser encontrado facilmente quando se usa certas palavras. Então entenda como usar SEO para escritórios de advocacia e porque essa ferramenta é tão importante.

SEO para escritórios de advocacia: O que é e como implementar? Advogado correspondente jurídico doc9O objetivo do SEO é aumentar a quantidade de leads que chegam por tráfico orgânico no site de seu escritório, ou seja, leads que chegam em seu site sem ver propagandas ou posts impulsionados nas redes sociais. Já foi provado que durante uma pesquisa no Google, 90% das pessoas clicam apenas em links da primeira página. Basicamente a importância de SEO para escritórios de advocacia é para ficar nas primeiras posições do Google e ser facilmente encontrado.

O método que SEO utiliza para encontrar sites é por meio de palavras-chave, então como existem milhares de advogados no Brasil. Não seria efetivo querer ser encontrado usando palavras como “escritório de advocacia” ou “advogado”, é necessário entender como a ferramenta funciona e escolher palavras que se adequam ao seu negócio. Assim que SEO para escritórios de advocacia começar a ser posto em prática, é necessário usar palavras-chave como “escritórios de advocacia cível no Paraná”, esse método é conhecido como cauda longa, onde palavras-chave maiores são mais eficazes e mais fáceis de ter uma boa posição no ranking do Google.

SEO é dividido em otimização ONPAGE e OFFPAGE, a primeira impactando em coisas dentro do próprio site e a segunda visando impacto externo. Agora que você entendeu o conceito da ferramenta, saiba algumas dicas de SEO para escritórios de advocacia.


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O que você precisa fazer primeiramente é a otimização ONPAGE quando se fala de SEO para escritórios de advocacia. Então:

1 – Tenha um Site responsivo

Um site responsivo é aquele site que se adapta a cada dispositivo que o usuário está utilizando e se adapta a diferentes tipos de resoluções de tela. Com a diversidade de dispositivos utilizados para acessar sites, o Google começou a penalizar sites que não eram responsivos, então todo site que quer uma boa posição necessita dessa funcionalidade em seu site.

2 – Cuide de títulos

Toda vez que você cria uma página nova, tanto para seu site quanto uma postagem para blogs, sempre é importante focar nas palavras-chave, afinal é um dos pontos mais importantes para uma boa posição quando se usa SEO para escritórios de advocacia.  A palavra-chave de sua página deve estar no título dela, aumentando a visibilidade.

3 – Cauda Longa

Como falamos anteriormente, existe uma teoria chamada “Cauda Longa”, seguindo ela fica de fácil compreensão o porque de ser uma das maneiras mais eficazes de ter um bom ranking de SEO para escritórios de advocacia. Pense que você quer comprar um smartphone e você pesquisa “smartphone” no Google, irão aparecer 2.020.000.000 resultados, isso é devido a competitividade absurda dentro do Google. Agora se você pesquisar “Smartphone Motorola” aparecem 261.000.000 resultados, um número bem menor do que o primeiro mas ainda não é satisfatório. Em seguida você pesquisa “Smartphone Motorola G7 Plus” aparecem 29.800.000 resultados, bem menor do que o primeiro. Apesar de ser um número absurdo, a grande parte destes sites não estão de acordo com as práticas de SEO. Então utilizando SEO para escritórios de advocacia, você não pode utilizar palavras como “escritório de advocacia” como palavra-chave, é necessário usar palavras como “escritório de advocacia civil – Porto Alegre”, por exemplo. Essa é a principal forma que SEO para escritórios de advocacia pode ser utilizado, trazendo bons resultados para seu escritório.

4 – Cuide do seu Site

Como você veria um escritório de advocacia localizado em uma caixa de papelão no meio da rua com uma placa na frente escrita “entre”? No mínimo você acharia suspeito, um bom escritório possui uma boa estrutura, sendo um lugar limpo e arrumado. O Google vê seu site da mesma forma, se você possui erros no código das páginas de seu site ou se algumas páginas estão “quebradas”, você também toma penalizações pois seu site é considerado mal cuidado. É importante que seu site seja bem programado, sua equipe de TI ou a empresa que contratou para construção do site, deve ser muito bem preparada para evitar erros e caso apareçam, precisam corrigi-los rápido.

SEO para escritórios de advocacia: O que é e como implementar? Advogado correspondente jurídico doc9Otimização OFFPAGE

A otimização OFFPAGE é um pouco diferente da ONPAGE, sendo muito focada em “indicações”. Você pode adquirir indicações de forma muito fácil, ainda mais se você possuir um blog para seu escritório, basta você fazer uma análise de sites parecidos, não necessariamente concorrentes mas sites que possuam temas jurídicos, pegue suas palavras-chave e verifique se você possui um bom ranking com aquela palavra, caso a resposta seja positiva, entre em contato com os donos daquele site. Defina pautas para algum tema e escreva um artigo sobre o assunto, assim o dono do site do seu interesse pode publicar no site dele e encaminhar para o seu, o Google acaba reconhecendo isso como uma indicação.

SEO para escritórios de advocacia não serve apenas para parecer uma empresa atualizada, mas sim como um bom captador de leads, trazendo mais oportunidades e maior demanda para seu escritório. É um processo que pode ser um pouco demorado e trabalhoso que no fim acaba trazendo grandes recompensas.

qualidade e facilidade

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.

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