O seu Escritório também pode usar Marketing

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Por 4 de maio de 2018 Sem Comentários

O seu Escritório também pode usar Marketing. Isso mesmo, vivemos em um mercado burocrático mas isso não quer dizer que o seu negócio não pode se posicionar de uma forma mais estratégica, utilizando ferramentas e opções de marketing. Na verdade, essas práticas irão lhe auxiliar na divulgação do seu escritório, bem como na divulgação da sua marca.

O seu Escritório também pode usar Marketing

Nunca foi tão essencial investir em marketing como hoje em dia. Os hábitos dos consumidores e as relações dos escritório com os seus clientes mudaram completamente. Hoje em dia, os nossos clientes exigem muito mais que uma simples entrega de serviço e de produto, desejam um atendimento especializado, humanizado e diferenciado. E nós advogados não podemos ficar para trás.

Ao mesmo tempo, precisamos nos certificar que não estaremos indo contra o código de ética estabelecidos pela OAB, que estabeleceu algumas regras para essa prática. Pensando nisso, resolvemos separar para você algumas dicas para aplicar o marketing jurídico no seu negócio e melhorar assim os seus resultados.

Por que realizar marketing jurídico

O seu Escritório também pode usar Marketing

Existem profissionais que ainda são um tanto quanto céticos em relação a adoção do marketing jurídico como uma estratégia essencial para o sucesso do seu negócio. Estamos inseridos em um dos mercados mais tradicionais e mesmo assim não faltam clientes procurando auxilio legal nos mais variados campos. Por isso, precisamos divulgar o nosso negócio! Separamos 2 motivos para o seu escritório usar marketing jurídico.

Para se posicionar como Autoridade no meio jurídico

Ser visto como uma autoridade no meio jurídico não é fácil, mas o marketing será uma ferramenta essencial para você ganhar esse reconhecimento. Você conhece aquele ditado de “quem não é visto, não é lembrado”? Exatamente.

O uso do marketing para a divulgação do seu negócio auxilia no fortalecimento da sua credibilidade junto aos seus clientes, e também diante de outros profissionais do ramo. Assim, você precisa ter uma presença forte em redes sociais, em eventos, em publicações e em seu site para criar uma rede de contatos eficaz, que traga indicações, recomendações e boas avaliações.

Para ter competitividade do mercado

Para os consumidores atuais não existe mais comprar sem pesquisar previamente alguém que seja confiável. Ninguém quer mais se arriscar toda vez que há necessidade de contratar um novo serviço. E no nosso ramo de atuação não é diferente.

Somando essa necessidade de pesquisa ao mercado acirrado em que vivemos, fica clara a necessidade de nos destacarmos de alguma forma e o marketing é uma opção excelente para isso. Podemos criar uma boa reputação no mercado, construindo conteúdos que sejam relevantes e divulgando os nossos diferenciais nas redes sociais, como facebook e linkedin.

Melhores práticas do mercado

O seu Escritório também pode usar Marketing

Para atingir os resultados esperados, separamos para você as melhores práticas para criar um bom marketing jurídico. Esses princípios vão impactar diretamente no sucesso do seu escritório.

Produza conteúdos relevantes

A produção de conteúdos relevantes que impactem de fato a vida do seu cliente é a base para o sucesso do marketing atual, prática que precisa ser considerada também para o setor jurídico, sem ela, você não terá resultados tão bons quanto poderia.

Para isso, você precisa produzir conteúdos direcionados ao seu cliente, explorando temas que o seu escritório trabalha. E além disso, vale-se lembrar que um conteúdo só será de fato relevante quando ele for compreendido, nesse caso, deixe de lado o “juridiquês” e utilize uma fala menos formal ao conversar com o seu público.  Você estará, possivelmente,  falando com leigos no assunto, por isso, ofereça explicações simples e objetivas para motivá-los a continuar consumindo o conteúdo que você estará produzindo.

Dê atenção ao visual

O visual é importante para qualquer negócio. Desde o logotipo até os materiais de divulgação. Todos os materiais precisam ser bem pensados para causar uma boa impressão. Se você não possuir um material de qualidade, o que acha que o seu cliente vai pensar sobre a prestação do seu serviço?

Por isso, atente para o visual desses pontos:

  • Site
  • Blog
  • Perfil nas redes sociais (facebook, linkedin, instagram, twitter)
  • Cartões de visitas e materiais timbrados
  • Logotipo

Facilite o contato com os seus clientes

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Um dos principais objetivos do marketing é aproximar os clientes do seu negócio e isso só será possível se você estiver acessível. Para isso, otimize os seus canais de comunicação e torne eles de fácil acesso para os seus clientes.

É importante que você responda os contatos rapidamente, sejam eles por e-mail, rede social ou por telefone. A rotina corrida não vai permitir que você controle todos os seus canais, por isso, terceirize essa atividade para um colaborador, que deverá ficar responsável por esses canais de comunicação com os seus clientes.

Tenha bons relacionamentos

Construir bons relacionamentos é essencial para você ter sucesso nos seus negócios. Quando você for se reunir com algum cliente dê total atenção ao que ele precisa. Um bom relacionamento é essencial para manter os seus clientes com você, e esse será um fator que decidirá se ele pretende permanecer contratando os seus serviços ou se prefere ir para a concorrência.

Limitações legais

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O marketing jurídico foi regularizado pela OAB que estabeleceu um conjunto de regras que limitam a divulgação dos serviços em termos legais, objetivando garantir a credibilidade do serviço. Separamos para você as práticas de marketing mais tentadoras e comuns para você ter atenção e não aplicar no seu negócio, uma vez que são proibidas legalmente.

Anunciar no rádio ou na televisão

Caso você tenha pensando em anunciar os seus serviços de advocacia em televisão, rádio ou outro veículo de massa, esqueça. Isso não é permido.

E porquê? Porque isso tornaria a competição entre escritórios totalmente injusta, segundo a OAB, uma vez que apenas os escritórios grandes poderiam investir dinheiro para tal.

Promover serviços em eventos estranhos à área jurídica

Eventos são sim ótimas oportunidades para divulgar os seus serviços, mas em questão a marketing jurídico, precisamos ter cuidado. Você não poderá utilizar eventos estranhos à área jurídica para divulgar os seus serviços.

Ou seja, você não pode ir a uma feira ecologia para promover o seu serviço de direito ambiental, isso não é permitido pelo código de ética da OAB. Seria de fato uma ação muito boa, mas ilegal.

Utilização de expressões comuns da prática comercial

Sabe aqueles gatilhos mentais utilizados frequentemente pelos varejos como “Não perca essa oportunidade”, “Ligue agora”, “Não deixe de conferir”? Todos eles são ótimos para despertar a atenção dos consumidores, mas são proibidos pelo código de ética da OAB.

E porquê? Segundo a OAB, essa prática fere a sobriedade que deveria cercar a profissão em todo o momento. Logo, essas frases precisam, obrigatoriamente passar longe dos seus materiais, redes sociais ou blog.

Divulgar o preço dos serviços

A prática de divulgação de preços não é permitida no marketing jurídico, sendo permitida apenas a divulgação dessa informação pessoalmente em uma consulta.

E porquê? Porque segundo a OAB, essa prática poderia vir a banalizar a profissão, criando uma guerra de preços entre os escritórios e os profissionais.

Oferecer consultas grátis pelo site

Uma prática muito usada no marketing digital é oferecer amostra grátis do produto ou do serviço, porque isso incentiva os visitantes a entrarem em contato com você e educa os seus possíveis clientes em relação ao seu produto ou a sua solução. Porém, essa prática não é permitida segundo os padrões éticos da OAB.

Como solução, você tem ainda a opção de oferecer algum conteúdo gratuito que abranja as principais dúvidas dos seus clientes, mas o oferecimento de consulta gratuita não é permitido.

O seu Escritório também pode usar Marketing

O seu Escritório também pode usar Marketing

O mundo vem passando por uma série de mudanças e o mercado está cada dia mais acirrado e precisamos estar constantemente divulgando o nosso negócio e a nossa marca para estar presente no dia-dia dos nossos clientes. A melhor forma de fazer isso é investir no marketing jurídico, garantindo a produção de conteúdo, o bom relacionamento com os clientes, além de uma presença sólida das redes sociais.

Esse post teve como objetivo mostrar para você algumas boas práticas e atentar para algumas peculiaridades que encontramos ao pensar no marketing para o mundo jurídico. O seu escritório também pode usar marketing! Gostou desse material? Separamos em outro post o que você precisa para ver o seu escritório de advocacia como empresa, acreditamos que você vai gostar também!

 

O seu Escritório também pode usar Marketing

Barbara Dotti

Barbara Dotti

Bacharel em Engenharia de Produção pela PUCRS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é uma das responsáveis pela comunicação da DOC9 com a nossa Rede de Advogados. Trabalha com projetos de comunicação, planejando e construindo fluxos inteligentes que priorizam a humanização da marca com a sua rede de clientes. Criação de conteúdos épicos via Inbound Marketing, buscando propor soluções para a nossa rede de clientes, explorando temáticas que vão muito além do dia a dia de um escritório de advocacia.

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