Marketing Jurídico: Como oferecer seus serviços Adequadamente

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É claro que marketing é uma ferramenta extremamente importante para diversas empresas ao redor do mundo. Mas o que muitos advogados não sabem, é que eles também podem usar de marketing para captar mais clientes, isso sem ferir o código de ética da OAB. Saiba agora como você pode oferecer seus serviços de maneira inteligente e eficaz utilizando o Marketing Jurídico.

Como utilizar o Marketing Jurídico Adequadamente

O marketing jurídico é um assunto muito novo, podendo gerar muitas dúvidas, mas de fato é a melhor maneira que advogados tem de oferecer seus serviços. Mas apesar disso, com a internet, é algo muito fácil de se fazer. Por isso vamos listar as maneiras mais adequadas de você oferecer seu serviço e se posicionar adequadamente no mercado.

Site

Esse é o primeiro passo a se dar, tanto para escritórios quanto para advogados independentes. Apesar de não ser uma tática de Marketing Jurídico muito agressiva, estar posicionado no meio digital é essencial, além do mais, um site que contém todas as suas informações e serviços é muito mais útil do que um cartão de visitas e muito mais completo do que uma indicação.  O objetivo é deixar o mais claro possível sobre você e seus serviços, porém isso não exclui as dúvidas de seus clientes. O site funciona como um ótimo gatilho, então o processo não para por ai e você ainda precisará dar a devida atenção para seus clientes.

Marketing Jurídico: Como oferecer seus serviços adequadamenteRedes Sociais

Outro fator tão importante quanto seu site, talvez até mais. O objetivo aqui não é criar um perfil pessoal, longe disso, tente ser o mais profissional possível. Tente se adequar ao público de cada tipo de rede social. Você pode entender um pouco mais disso com nosso infográfico de Redes Sociais para Advogados. Entenda que facebook, instagram e linkedin possuem objetivos diferentes.

Facebook: É onde você mais tem que ter cuidado, o facebook pode parecer extremamente pessoal e isso não é bom para advogados e escritórios. O mais adequado é ser um lugar para esclarecer dúvidas, apoiar o atendimento e criar conteúdo adequado para seus clientes.

LinkedIn: Que o linkedin é uma rede social focada em profissionais não é nenhuma novidade, mas diferente do facebook, você não lida só com clientes, mas com outros profissionais da sua área. Aproveite para conhecer profissionais novos e aumentar sua network, isso ajuda você a ser indicado por outros profissionais e lhe traz maior credibilidade e visibilidade como um profissional.

Instagram: Talvez não seja tão interessante quanto as outras alternativas, além disso é mais difícil de utilizar adequadamente. Como o foco do instagram é em imagens, você precisa escolher cautelosamente o que irá postar. Mesmo assim pode ser uma boa alternativa, postar fotos de algum evento importante que participou ou dicas rápidas sobre o mundo jurídico podem ser interessantes.

Blog

Como falei anteriormente, criar o conteúdo adequado para seu cliente pode ser uma peça chave para se promover. O melhor meio de fazer isso é ter um blog, que diferente do site é onde você irá postar frequentemente sobre assuntos que se encaixam com seu público, além de poder usar junto do facebook. Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo, em que o que promove você é a qualidade das informações que você entrega.

Marketing Jurídico: Como oferecer seus serviços adequadamenteMantenha contato

É comum o advogado nunca mais falar com seus clientes depois de concluir um trabalho, mas é muito útil manter o contato após tudo. Seja para saber se ficou realmente tudo bem, se não houve algum imprevisto, se não precisa de mais serviços ou até para contar sobre alguma novidade em relação aos seus serviços. Isso traz para o cliente a sensação que você está realmente preocupado com ele e isso fixa sua imagem na cabeça do cliente, aumentando a possibilidade de se tornar um cliente fiel e te indicar para outros clientes.

Entenda, tudo isso são estratégias de marketing que você pode usar sem ferir o código de ética da OAB. Mesmo parecendo um pouco engessado, é muito mais flexível do que parece e pode ser explorado de diversas maneiras.  Também há diversas outras maneiras de oferecer seus serviços, porém estas são as mais diretas, efetivas e acessíveis para maioria.

Amanda Cornetet dos Santos

Amanda Cornetet dos Santos

Administradora formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atual Diretora de Pessoas e de Clientes da DOC9. Responsável pela criação do setor de Gestão de Pessoas na empresa atuando desde a sua concepção até os dias de hoje. Acredita que as pessoas são o principal ativo de uma organização e busca continuamente tornar a DOC9 o melhor lugar para se trabalhar. Além desse desafio, hoje atua no comando da área de Customer Success, buscando continuamente o sucesso dos clientes DOC9, propondo melhorias em processos e soluções efetivas para as demandas dos clientes.

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