fbpx

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Está no começo da sua carreira e ainda não sabe o que fazer? Está se questionando se vale mais abrir um Escritório de Advocacia ou se vale mais Advogar para outros escritórios? Esse post tem como objetivo ajudar você nesse dilema comum de advogados recém formados, que estão ainda buscando a sua consolidação no mercado de trabalho, por isso, separamos para você quais são as principais vantagens de abrir um Escritório de Advocacia e quais são as principais vantagens de Advogar para terceiros.

Vantagens em abrir um Escritório de Advocacia

Ter o seu próprio negócio

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Abrir um escritório de advocacia se assemelha muito a ter um negócio próprio. Mesmo que os escritórios sejam, na verdade, sociedade civis, que não devem exercer atividades empresariais, eles acabam funcionando como uma empresa normal.

Ter o seu próprio escritório de advocacia significa ter autonomia e liberdade para tomar decisões. E, assim, o advogado se torna um gestor ao coordenar o seu escritório e ao tratar sobre negócios com os seus próprios clientes.

Satisfação Pessoal

Para muitas pessoas, trabalhar para um terceiro não é tão gratificante quanto ter o seu próprio negócio. Investir no seu próprio escritório e poder tomar as suas próprias decisões certamente será uma garantia de satisfação para essas pessoas.

O sucesso no ramo do direito normalmente vem com o tempo. E para adquirir sucesso, você terá que trabalhar duro, se organizar e construir, assim, a sua reputação.

Crescimento na sua área

Em alguns casos, trabalhar para terceiros ou em departamentos jurídicos pode significar uma estagnação de crescimento profissional. E o alto número de profissionais, muitas vezes, faz com que bons colaboradores sejam preteridos.

Ao ter um escritório de advocacia próprio, o advogado poderá determinar os seus próprios objetivos e traçar o seu próprio caminho para alcançar o sucesso do seu negócio. O reconhecimento virá com o tempo e para isso acontecer, é necessário empenho e dedicação.

Bons resultados financeiros

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Ao trabalhar para terceiros, o advogado não costuma receber o valor total referente as suas tarefas, porque uma parcela do seu trabalho é destinada ao escritório de advocacia. Ter o seu próprio negócio faz com que o profissional receba os seus honorários integralmente e isso traz a ele, por consequência, melhores resultados financeiros.

Vantagens em trabalhar para terceiros

Não ter que se preocupar com as contas do Escritório de Advocacia

Receber os honorários é muito bom, mas a melhor parte é não ter que abrir mão deles para pagar as contas do escritório de advocacia. Ao trabalhar para uma empresa, garante que você não tenha que se preocupar com as despesas fixas e variáveis de um negócio como água, luz, telefone, internet e demais contas.

Ter um horário fixo de trabalho

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Normalmente, profissionais liberais não costumam ter um horário fixo de trabalho. E no caso dos advogados, isso acaba sendo agravado devido a quantidade de prazos que precisam ser cumpridos e também devido ao atendimento ao cliente, que pode acontecer em qualquer momento do dia. Ao trabalhar para terceiros, o seu horário passará a ser fixo, não necessitando que você fique trabalhando até tarde em um caso específico.

Ter um salário fixo no final de cada mês

Ao trabalhar para terceiros, os advogados não ganham seus honorários completos, mas uma das vantagens é saber o quanto irá ganhar no final do mês, o que auxilia no planejamento financeiro de qualquer profissional. Além de não ter deduções, os casos que o advogado tem participação nos lucros, o valor pode ser maior do que o esperado.

Poder crescer no escritório

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Normalmente, o profissional que se destaca, com o tempo, acaba recebendo reconhecimentos da empresa, como promoções, aumento de salários, entre outros. Estar em uma empresa, possibilita que o advogado busque atingir os seus objetivos e assim ocupe posições cada vez mais estratégicas e importantes tanto no caso de organizações, quanto no caso de escritórios de advocacia.

Escolher entre abrir um escritório de advocacia ou trabalhar para terceiros não é uma tarefa fácil, principalmente porque essa decisão normalmente é tomada no início da carreira, onde estamos com diversas dúvidas por ser um momento instável na vida de qualquer profissional. Esperamos que esse post lhe auxilie caso você esteja passando por esse momento. Depois nos conta o que achou desse post! Ficou faltando alguma coisa? Responda aqui nos nossos comentários.

Abrir um Escritório de Advocacia ou Advogar para outros Escritórios?

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.