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5 Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos

5 Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos

Departamentos jurídicos de grandes empresas muitas vezes sofrem desafios um pouco diferentes dos desafios encontrados em escritórios de advocacia. Sendo assim, resolvemos elencar algumas práticas valorizadas pelos departamentos jurídicos de grandes empresas.

Ao mesmo tempo que os profissionais precisam trabalhar nos seus processos, eles também acabam por fazer parte de uma organização e, assim, tendo que trabalhar com outros departamentos. Assim, o profissional precisa ter controle das suas atividades e dos seus processos para que o seu trabalho agregue valor para a empresa como um todo.

Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos de grandes empresas

1. Controle bem a sua agenda

5 Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos

Uma das práticas valorizadas pelos departamentos jurídicos é o cumprimento da agenda. O profissional precisa ter organização com os seus prazos e precisa também ter controle dos seus processos.

Esses profissionais ainda precisam estabelecer faixas de horários para dedicar-se a tarefas de cunho interno, prestando a assessoria necessária para os outros departamentos

2. Faça reuniões rápidas e produtivas

Os profissionais desse ramo precisam ao máximo evitar reuniões morosas e improdutivas. Muitas decisões podem ser tomadas via chat interno, e até mesmo por e-mail. Se for necessário marcar uma reunião para determinado assunto, ela precisa ser objetiva, precisa ter uma pauta antecipada de assunto, para deixar todos os envolvidos a par do que será discutido, possibilitando, inclusive, que os envolvidos separem tópicos para serem debatidos.

3. Centralize suas informações

Os departamentos jurídicos das empresas normalmente trabalham com diversos escritórios de advocacia associados de diversas localidades. E cada escritório possui o seu fluxo de trabalho, bem como o seu próprio sistema de trabalho, e como ter todas essas informações agrupadas de forma organizada? Faz-se necessária a centralização de informações em um software, que atenda a todos os escritórios.

Quando você centraliza em um único local as suas informações, você deixa de perder tempo coletando elas e pode investir esse tempo na tomada de decisões mais estratégicas.

4. Controle as suas atividades e seja mais produtivo

5 Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos

Para os departamentos jurídicos é extremamente importante que o profissional seja produtivo e para auxiliar nesse quesito precisamos ter em mãos ferramentas que nos auxiliem no controle das nossas tarefas diárias.

Esse controle parece inicialmente burocrático, mas, na verdade, ele irá facilitar a etapa de planejamento dessas tarefas. Periodicamente você estará realizando uma análise das tarefas que foram realizadas e das que não foram, entendendo a priorização feita bem como os prazos limitados para cada atividade.

Fizemos um post que fala inclusive de ferramentas para você gerenciar as suas tarefas, que tal dar uma conferida?

5. Automatize os seus processos sempre que possível

5 Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos

Mesmo com tantas soluções a alternativas que permitem a automatização de processos, ainda existem profissionais que insistem em realizar as suas atividades manualmente. Mas como automatizar os processos?

Primeiramente, você precisa mapear quais são os processos que você executa, definindo o fluxo deles, bem como as suas etapas. Posteriormente você precisa criticar as etapas dos seus processos, definindo quais atividades agregam e quais atividades não agregam valor e podem ser automatizadas ou até então eliminadas.

Você precisará redesenhar os seus processos, verificando quais informações que você pode conseguir de forma automática. Após essas etapas de conhecimento e redesenho, você precisa acompanhar os resultados, verificando se a mudança de processo foi benéfica para o seu dia-dia ou não.

E essas foram algumas Práticas Valorizadas pelos Departamentos Jurídicos de grandes empresas O que achou? Nos conta depois aqui nos comentários.

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