Skip to main content
Correspondentes JurídicosProfissionalização

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Por 15 de maio de 2018abril 25th, 2021No Comments

Que direito é uma área superconcorrida, todo mundo sabe. A necessidade de obter destaque no meio é atual e constante, e é necessário encontrar meios efetivos de fazê-lo. Por isso separamos para você esse post Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente a fim de auxiliá-lo nesses desafios.

Pensando nisso, o Blog9 trouxe algumas dicas para você marcar seu território no mundo jurídico e se tornar mais relevante no mundo do direito.

Advogado: Como se destacar na área do Direito

Continuar sua Formação

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Isso acontece naturalmente no momento em que um advogado define a sua especialização: A necessidade de se aprofundar em um determinado assunto é um diferencial que muitos recém-formados deixam passar.

Fornecendo diretrizes para se consolidar no meio, uma especialização abre caminhos para ofertas de emprego mais objetivas e serviços diferenciados que combinam com o seu perfil profissional.

Se ainda está em dúvida sobre especializações, o Blog9 criou um post sobre áreas do direito com potencial de crescimento!

Cursos de melhoria pessoal

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Oratória, postura e gestão são só algumas das coisas essenciais para qualquer advogado. Cursos de oratória e gestão estão disponíveis online de graça ou com certificação paga, além de cursos presenciais em diversas comarcas brasileiras!

Se você ainda duvida da necessidade destes atributos, você pode conferir o filme “O Discurso do Rei”, ganhador de quatro Oscars, onde o ator Colin Firth interpreta Rei Jorge VI (da Inglaterra), que luta bravamente para superar severos problemas de dicção.

Afinal, rei que é rei precisa falar com imponência aos seus súditos.

Tenha um bom Networking

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Para muitas pessoas, fazer networking é uma das piores partes de ser um advogado. Perfis mais tímidos tem dificuldade em se adaptar em ambientes onde não conhecem muitas pessoas, e para um advogado em começo de carreira isso pode ser ainda mais assustador.

Você pode conhecer outros profissionais do direito em cursos, palestras, treinamentos e feiras de advocacia!

Um dos pontos chaves é estabelecer metas. Uma visão clara do que você quer alcançar deixa o processo todo mais fácil: Você pode querer falar com uma pessoa em particular ou fazer algumas conexões significativas que possam ser úteis nos próximos meses.

Também é válido ser seletivo e objetivo com as pessoas que despertam seu interesse. Tenha tópicos específicos, como uma introdução informal e assuntos relevantes para o seu objetivo.

Por último mas não menos importante, cuidado com a linguagem corporal! É crucial se soltar para enviar os sinais corretos e se fazer conscientemente presente, buscar passar a impressão de autoconfiança através de sua linguagem corporal para parecer aberto e engajado.

Tenha empatia

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Ter empatia é uma das partes essenciais para conectar-se com seus clientes e, por consequência, ser lembrado por eles positivamente.

A empatia também ajuda no próprio processo do trabalho, já que a mesma conforta os clientes e faz eles se abrirem mais para os casos em que estão envolvidos: você pode perceber se seu cliente está escondendo algo ou se está mentindo em algum ponto da história que está contando.

Criar marketing pessoal de conteúdo

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Marketing pessoal de conteúdo é, basicamente, produzir peças (posts, vídeos, artigos, etc.) com conteúdo que seja do interesse de potenciais clientes e contatos.

Colocando tal definição na prática, é interessante para advogados – no começo de carreira ou não – dividirem seus conhecimentos com o público, criando assim um vínculo e destacando sua imagem como uma referência se tratando dos temas nos quais deseja abordar.

Esteja presente no LinkedIn

Uma das redes sociais mais influentes no mundo profissional, o LinkedIn é um meio de se conectar com clientes, outros profissionais da sua área, além de receber conteúdos de profissionais de todo o país através de grupos, páginas influentes e grupos de discussão na rede social.

Inove sempre que possível

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Apesar de ser um meio tradicionalista e conservador, o mundo jurídico é também um local onde quem faz diferente se destaca. Fuja dos dogmas quando tiver convicção e inove nas soluções. É isso que qualquer empregador esperará de um novo contratado.

Buscar fazer de forma distinta aquilo que os outros tratam como ordinário certamente atrairá olhares e admiração para você.

Ser advogado nos dias atuais não é fácil, se destacar ainda acaba sendo mais difícil. Esperamos que esse post ajude você, Advogado, no alcance dos seus seus objetivos profissionais! Depois nos conta o que achou nos comentários!

Caso você tenha gostado, aproveitamos para indicar outros dois posts que podem ser interessantes para você também: 5 Dicas Essenciais para Você ter Sucesso em AudiênciasÁreas da Advocacia com Potencial de Crescimento.

Advogado: Como se destacar na área do Direito atualmente

Marúcia Rodrigues

Marúcia Rodrigues

Advogada formada pela Universidade Ritter dos Reis, especialista em Direito e Processo do trabalho. Atual Gerente de Diligências e de Cálculos Judiciais na DOC9. Responsável pela reestruturação do setor de Diligências Jurídicas e pela criação do serviço de Cálculos Judiciais na DOC9. Atua buscando continuamente melhorar os processos existentes na DOC9, propondo melhorias que facilitem a vida dos clientes e que tornem o fluxo de informação mais célere e inteligente.