Como ser um Advogado Correspondente de sucesso

Para AdvogadosPara Correspondentes Jurídicos
Por 6 de maio de 2019 Sem Comentários

Nos últimos anos a advocacia de apoio começou a crescer de maneira exponencial, aumentando o número de profissionais que atuam nessa área. E como toda área em crescimento, ocorreu a saturação de advogados correspondentes, trazendo profissionais nem tão bem qualificados para o mercado, assim sempre acompanhada por uma certa dúvida quando se fala em qualidade de um advogado correspondente.

Como ser um Advogado Correspondente de Sucesso

Assim surgiu um questionamento, o que faz um bom advogado correspondente? Todo advogado correspondente quer se destacar no mercado, trazendo maior visibilidade e aumentando sua carteira de clientes, mas para isso, é necessário ser um advogado correspondente extremamente bem preparado para qualquer situação. Confira algumas dicas de como ser um advogado correspondente de destaque.

como ser um advogado correspondente de sucesso jurídico doc91 – Organização

A organização de rotina, de documentos e de tarefas é uma habilidade essencial para um advogado correspondente. E um advogado correspondente de destaque precisa fazer isso de maneira adequada.

E como organização quer dizer produtividade, é importante se atentar a estas duas dicas:

Evite acumular papéis

Isso é um problema que pode sair fora de controle. Advogados que se prendem muito ao meio analógico perdem e danificam documentos com mais facilidade. Pilhas de papéis sempre atrapalham por ocupar espaço e tumultuar sua visibilidade, mesmo que você precise de algo que não está nas pilhas.

Mantenha o que for útil por perto

Muitos advogados correspondentes precisam se locomover constantemente, assim, não possuem tempo para ficar em apenas um lugar, então é necessário andar com tudo que for importante. Se para qualquer profissional do direito o tempo é extremamente precioso, para advogados correspondentes é mais ainda. Então, ficar procurando coisas necessárias acaba sendo uma perda de tempo gigantesca, prejudicando sua produtividade e sua rotina.

Compromisso

Como a rotina de um advogado correspondente é muito agitada, saber gerencias seus compromissos de maneira adequada é um fator essencial para a sobrevivência na profissão. Nada pior do que um profissional que não é compromissado, o que acaba sendo um grande fator para perda de clientes e declínio na profissão. Fique atento nestes dois pontos:

Tenha uma agenda

Pode parecer meio antiquado e até ultrapassado, porém, o uso de agendas acaba se tornando um recurso muito útil na hora de organizar seus compromissos e até suas tarefas, evitando erros e melhorando a produtividade, podendo usá-las de forma física, com uma agenda tradicional, ou usando agendas digitais.

Seja pontual

Uma das piores características de um profissional é chegar atrasado em seus compromissos: é inconveniente e mancha a imagem do profissional. Por isso é sempre importante se manter atento em seus horários, se planejar para cada tarefa e pensar em adversidades que podem ocorrer antes do compromisso.


Leia também:


Agilidade e proatividade

Ser ágil e proativo são duas características que podem ser encaixadas em todas as outras que um advogado correspondente precisa ter. Já que há desafios constantes durante seu dia a dia, é preciso se adaptar a todos estes desafios e contorná-los de forma que não abale sua rotina e não afete suas tarefas, como por exemplo: atrasos na pauta ou então comportamentos inesperados da parte contrária em um audiência. Para esses e tantos outros casos, o advogado precisa ser ágil em termos de raciocínio e de improvisação.

Podemos também destacar a necessidade de ser ágil no sentido literal também, já que o deslocamento e o planejamento de rotas são fundamentais para evitar atrasos nos atos. Lembre-se que um atraso pode acarretar em uma revelia, dependendo do tipo da audiência.

como ser um advogado correspondente de sucesso jurídico doc9Controle emocional

Controle emocional é a maior habilidade que um advogado correspondente pode adquirir. Tendo controle sobre seus sentimentos, que além de conseguir lidar com problemas inesperados, também evita que problemas da vida pessoal afetem a vida profissional.

Uma pessoa que tem a inteligência emocional bem desenvolvida é aquela que consegue perceber uma emoção e consegue compreender a causa dessa emoção e, ainda, reage para obter melhores resultados e melhores relacionamentos. Essa habilidade proporciona confiança e cria conexões em um relacionamento, além de beneficiar você para evitar conflitos. Separamos aqui os 5 pilares da Inteligência Emocional:

  • Autoconsciência: O ato de reconhecer suas emoções e as emoções de terceiros.
  • Autocontrole: O ato de se adequar e superar as emoções de acordo com a situação.
  • Automotivação: Ato de motivar a si mesmo sem necessidade de estimulo externo.
  • Empatia: Ato de colocar-se no lugar do outro.
  • Habilidades sociais: Ato de criar e gerir relacionamentos.

Tenha um bom networking

Para muitos advogados correspondentes, aumentar contatos profissionais é a parte mais difícil. Muitos se limitam em apenas colegas de faculdade ou alguns poucos profissionais que já trabalharam juntos, ou se limitam por dificuldades de conhecer novas pessoas, como timidez ou até falta de oportunidade.

É importante criar oportunidades, conhecendo novos profissionais em eventos, cursos, palestras e treinamentos. Oportunidades existem, só é necessário ir atrás delas visando o tipo de profissional que você quer conhecer.

como ser um advogado correspondente de sucesso jurídico doc9Um bom advogado correspondente está sempre tentando adquirir novos conhecimentos, melhorando seus métodos e aprendendo coisas novas. O mais importante é ter vontade de crescer e se esforçar para ir além de seus limites.  Seguindo todos estes passos e sendo um profissional esforçado, a evolução de carreira é garantida. Independente do tempo, é importante nunca desistir e sempre se manter firme em seus objetivos.

Lucas Nishimura

Lucas Nishimura

Bacharel em Design Visual pela ESPM em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é uma das responsáveis pela comunicação da DOC9 com a nossa Rede de Parceiros. Responsável majoritariamente pela comunicação com parceiros, com foco na realização de treinamentos, tanto em PDF como em vídeo.

Deixar um Comentário