fbpx

Sustentabilidade empresarial: conceito, vantagens e importância

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é uma mudança de mentalidade dos negócios, que passam a se preocupar com o meio ambiente e a sociedade em que estão inseridos, e não apenas com lucros.

A sustentabilidade já é, há algumas décadas, um tema de muita atenção popular. O motivo é claro: trata-se da preservação do meio ambiente e como pessoas e negócios podem contribuir para isso. No caso das organizações, a sustentabilidade empresarial é cada vez mais tema das pautas gerenciais.

O impacto da ação humana sobre o meio ambiente é um tema de extrema importância na sociedade ultimamente. Hoje, é possível senti-lo de diversas maneiras: no derretimento das calotas polares, no aumento nos níveis dos oceanos, no aquecimento global, etc.

Diante desse cenário, a sociedade tem se mobilizado para construir soluções que reduzam esse impacto e promovam uma relação saudável com a natureza. Essa missão também engloba as empresas, consumidores, governos e outras instituições sociais.

Tudo isso torna a sustentabilidade empresarial um tema extremamente urgente. Criamos esse conteúdo para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é sustentabilidade empresarial, sua importância e como tornar seu negócio mais responsável com o meio ambiente. Continue essa leitura e entenda tudo sobre o tema!

Chave Criptográfica: o que é, importância e tipos 

O que é a sustentabilidade empresarial?

O que é a sustentabilidade empresarial

Antes de falar sobre a sustentabilidade empresarial, é importante definirmos a sustentabilidade. Ela é a capacidade que o ser humano tem de suprir suas necessidades atuais sem prejudicar a capacidade das próximas gerações de fazerem o mesmo.

Diante disso, a sustentabilidade empresarial é uma estratégia que visa a reorganização de processos corporativos para que, ao produzirem e comercializarem seus serviços e bens, as empresas não prejudiquem o meio ambiente e consigam, ainda assim, crescer no âmbito econômico.

É uma mudança de mentalidade, que deixa para trás a ideia de obter o máximo de lucro no curto prazo, e passa a priorizar o crescimento de longo prazo a partir da aplicação de métodos sustentáveis.

Seu objetivo é auxiliar as empresas a estruturarem seus processos internos, implantando práticas sustentáveis em sua rotina e garantindo bons resultados que contemplem as esferas social, ambiental e econômica, e não apenas a financeira.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial?

Por meio da sustentabilidade empresarial, fatores de produção podem ser mantidos com constância com o passar do tempo. Adotar práticas sustentáveis no âmbito empresarial é fundamental para que a empresa consiga responder a momentos de crise que possam surgir.

Isso porque uma atitude sustentável ajuda a manter a economia ativa e estável no interesse global. Além disso, a implantação da sustentabilidade ajuda a transformar a cultura organizacional.

Isso porque a empresa assume o compromisso de usar os recursos naturais de forma responsável e garantir que colaboradores, fornecedores, clientes e todos os envolvidos em seus processos sejam tratados com justiça e respeito.

O que é o tripé da sustentabilidade empresarial?

O tripé da sustentabilidade foi criado na década de 1990 por John Elkington, que é considerado o pai da sustentabilidade corporativa. O autor define que a sustentabilidade deve ser baseada em três pilares. São eles:

  1. Pilar econômico

Relacionado a medidas sustentáveis que ajudem a aumentar a produtividade e os lucros das empresas enquanto colaboram de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, as empresas devem desenvolver ações para reduzir custos e desperdícios.

  1. Pilar social

Relacionado a medidas como a criação de um ambiente de trabalho positivo e saudável. As empresas podem tomar ações como boa remuneração, capacitação profissional, relação respeitosa com todos e transparência entre empresa e consumidores.

  1. Pilar ambiental

Relacionado à iniciativa da empresa em buscar soluções para repor os recursos naturais utilizados em seu dia a dia para reduzir seus impactos no meio ambiente. Para isso, as empresas devem se adequar às legislações ambientais, controlar a emissão de gases poluentes e investir em ações para preservar a flora e a fauna, e reduzir a poluição da água.

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Até aqui, falamos de diversos aspectos positivos da sustentabilidade empresarial, mas você consegue visualizar o impacto que esse tipo de ação pode trazer ao seu negócio? Então, confira alguns dos principais:

Redução de custos com a produção

Usar diferentes fontes de energia e soluções operacionais sustentáveis gera uma economia de recursos direta para a empresa. Além disso, ações preventivas, como tratar efluentes antes de descartá-los em mananciais, podem evitar multas, sanções e penalidades legislativas.

Contribui para a preservação do planeta

Ao adotar boas práticas e ações sustentáveis, as empresas conseguem criar uma cultura proativa e positiva em seus processos corporativos para reduzir os impactos no meio ambiente.

Fortalece a imagem do negócio 

O comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Hoje, eles buscam por empresas éticas, conscientes e sustentáveis, e não se importam de pagar mais em um produto e serviço que realmente atenda a esses critérios.

A adoção de práticas sustentáveis na rotina do negócio é uma forma de melhorar a imagem da empresa diante de seus clientes, parceiros comerciais, acionistas e do mercado como um todo.

Valorização das ações na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma iniciativa pioneira que avalia a questão da sustentabilidade nas empresas, com base em itens como: eficiência econômica, justiça social, equilíbrio ambiental e governança corporativa.

Ele é usado para analisar o comprometimento das empresas listadas na Bolsa com a sustentabilidade. Iniciativas como essa aumentam o incentivo para que as empresas invistam em sustentabilidade e se tornem mais atraentes para investidores em potencial.

Contribui para a satisfação dos colaboradores

Práticas sustentáveis também colaboram para que os colaboradores tenham uma experiência mais positiva nas empresas. Isso porque esse tipo de ação demonstra uma preocupação do negócio com o meio ambiente, e envolve valorização e respeito às pessoas que fazem parte da equipe.

Cibersegurança: entenda o que é e como atuar na profissão 

Como a sua empresa pode tornar-se sustentável?

Como a sua empresa pode tornar-se sustentável

1. Seja transparente

O impacto social é uma das principais preocupações das empresas que pretendem tornar suas práticas mais sustentáveis. O primeiro passo para tornar as ações corporativas mais confiáveis é a transparência com os consumidores.

Quando potenciais clientes entendem como os processos internos de sua empresa funcionam, conseguem se conectar e desenvolvem empatia por ela. A transparência também favorece a fidelização de seus clientes no longo prazo.

2. Estabeleça práticas de consumo consciente

A empresa pode começar a desenvolver novos hábitos e aprimorar processos que gerem economia e não prejudiquem a natureza. Confira algumas sugestões de como começar a fazer isso:

Ações voltadas ao consumo de energia

  • Troque todas as lâmpadas da empresa por lâmpadas de LED. Seu consumo de energia é muito menor e a qualidade da iluminação é maior;
  • Desligue e incentive os colaboradores a desligarem os aparelhos eletrônicos das tomadas no fim do expediente;
  • Busque investir em energias limpas, como a solar;
  • Use o ar-condicionado de forma moderada.

Ações voltadas ao consumo de água

  • Busque instalar torneiras com fechamento automático para diminuir o consumo de água;
  • Oriente a equipe de limpeza para que lave o chão e as calçadas usando água de reúso;
  • Busque investir em sistemas de captação de água da chuva ou outra forma de captar água para o reúso.

3. Acabe com pontos de desperdício

Faça uma análise de toda a infraestrutura da empresa para identificar pontos de desperdício de recursos naturais. Caso encontre locais com vazamento de água ou instalações elétricas ineficientes, procure repará-los rapidamente.

Também é importante tomar outras ações, como:

  • Trocar a cor das paredes para que a luz natural possa ser refletida de forma eficiente;
  • Instalar sensores de presença para evitar o desperdício de energia em ambientes com pouca circulação de funcionários.

4. Pratique a coleta seletiva

A separação e coleta de lixo conforme suas características é uma forma simples e eficaz de cuidar do meio ambiente. Os materiais com composição semelhante são armazenados e coletados juntos para facilitar na destinação de cada tipo de resíduo.

Toda a equipe precisa abraçar a causa da coleta seletiva para que o programa seja implementado com sucesso. A empresa pode promover treinamentos que ajudarão os colaboradores a criarem esse hábito na empresa, com reflexos até em suas próprias casas e comunidades.

5. Recicle o que for possível

A reciclagem é uma técnica sustentável que transforma o lixo descartável em novos materiais ou produtos que podem ser novamente utilizados. Seu intuito é reduzir a produção e o acúmulo de rejeitos no meio ambiente.

Ao elaborar um programa de reciclagem, a empresa ajuda a reduzir a quantidade de resíduos e seu impacto na natureza. Essa iniciativa também reduz a retirada de recursos naturais para a fabricação de novos produtos, colabora com a saúde pública e gera empregos no médio e no longo prazo.

6. Esteja em conformidade com as leis e normas ambientais

Garanta que sua empresa conheça e esteja em conformidade com normas ambientais como a Lei Nacional de Resíduos Sólidos e a ISO 14001. Além disso, busque conhecer legislações voltadas à sua área de atuação.

Essa é uma forma de garantir que seu negócio realmente seja sustentável, além de evitar prejuízos decorrentes de sanções e multas, e melhorar a imagem da marca diante do mercado e da sociedade, como um todo.

7. Busque por fornecedores que praticam a sustentabilidade

Para que sua empresa seja vista como sustentável, é fundamental avaliar toda a cadeia de produção, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega das mercadorias aos consumidores, para verificar se os fornecedores também atuam de maneira sustentável.

Analise se suas demandas podem ser supridas por produtores ou empresas locais, e confira se todos eles possuem as devidas certificações ambientais. Também busque verificar se eles tratam os colaboradores com o devido respeito, oferecendo condições de trabalho dignas e adequadas.

8. Ofereça treinamentos aos seus colaboradores

Uma parte fundamental da prática da sustentabilidade empresarial é a conscientização de líderes e colaboradores da empresa. Afinal, é por meio deles que as mudanças acontecerão.

Por isso, os líderes devem estar alinhados e ter convicção a respeito dos valores sustentáveis e da efetividade das práticas ecologicamente corretas. Por isso, é necessário investir em treinamentos e promover grupos de discussões sobre o tema.

A motivação da liderança é de suma importância para a instrução e encorajamento das equipes. Assim, todos se unem para tornar a empresa um local sustentável e favorecer a governança corporativa, melhorando o relacionamento interno e promove uma cultura organizacional colaborativa.

Como a assinatura digital e o certificado digital contribuem para a sustentabilidade empresarial?

Hoje, existem diversos caminhos que as empresas podem seguir na tentativa de se tornarem mais sustentáveis. Porém, uma coisa é certa: todos eles envolvem a adoção de soluções tecnológicas.

Por meio de ferramentas como computação em nuvem, business intelligence, machine learning e data analytics, as empresas conseguem automatizar processos e otimizar suas operações.

A transformação digital traz aos negócios mais dinamismo, menos burocracias e reduz o uso indiscriminado de materiais provenientes de recursos naturais, como o papel. 

Duas soluções básicas para negócios que buscam a sustentabilidade empresarial são os certificados digitais e as assinaturas eletrônicas. Por meio dessas ferramentas, é possível assinar documentos eletronicamente com validade jurídica e toda a segurança.

Além disso, essas soluções trazem diversos ganhos para as empresas, como:

  • Redução da necessidade de deslocamentos, o que também reduz gastos com motoboys e combustível, e com a emissão de gases poluentes na atmosfera nesses trajetos;
  • Possibilidade de firmar contratos mesmo com grandes distâncias físicas; 
  • Redução de burocracia para acessar sistemas e entregar obrigações junto a órgãos governamentais, como a Receita Federal, por exemplo;
  • Redução de gastos com insumos como papel, tinta para impressora e outros relacionados, visto que não é mais necessário assinar documentos físicos.

Conheça as diferenças entre o certificado digital A1 e A3 e descubra qual é a melhor opção para você!

Conclusão

A sustentabilidade empresarial é uma estratégia por meio da qual os negócios buscam reduzir seu impacto no meio ambiente, e influenciar positivamente a sociedade em que estão inseridos.

Uma forma de fazer isso é adotando soluções tecnológicas como os certificados digitais e assinaturas digitais, que conferem validade jurídica a transações realizadas por meio da internet.

Você sabia que o Whom pode tornar mais seguro o armazenamento e o compartilhamento dos certificados digitais em sua empresa? Agende uma conversa com nossos consultores e descubra como!

Continue acompanhando nosso blog para descobrir formas de tornar seu negócio mais sustentável!

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.