fbpx

eHealth na prática: o que é e como funciona?

foto de um médico com celular na mão

As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes nas soluções voltadas à área da saúde, evidenciando ainda mais o conceito de eHealth.

A transformação digital trouxe diversas soluções tecnológicas que facilitaram a rotina na área da saúde. Neurociência, robótica, inteligência artificial na saúde são exemplos de soluções e tecnologias digitais que fazem parte da nova realidade em saúde.

O termo “eHealth” ou “saúde digital” foi criado para agrupar as inovações voltadas ao setor. Este é um conceito amplo e conhecido em todo o mundo, que engloba ferramentas e soluções digitais desenvolvidas para a área da saúde, com o intuito de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o conceito de eHealth, inovação aberta, sua relação com a telemedicina e a mHealth, e diferentes soluções aplicadas à prática médica, inclusive para trazer mais segurança jurídica. Continue essa leitura e confira!

eHealth: inovações para a saúde

foto de uma médica gerada por ia

A eHealth é o uso de tecnologias digitais para otimizar os processos, oferecer serviços e divulgar informações sobre saúde. A intenção é incorporar soluções tecnológicas para ajudar a resolver problemas tradicionais do setor.

Este é um conceito repleto de dimensões, que incluem:

  • A entrega de informações de clínicas e hospitais para parceiros da cadeia de atendimento;
  • Simplificação da comunicação entre todos os membros da cadeia;
  • Disponibilização de informações nos locais mais remotos e de difícil acesso.

Dentro desse modelo, existem diversos serviços e ferramentas que podem sustentar o atendimento e otimizar os tratamentos de maneira integrada por meio da internet. Os principais são:

  • Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP);
  • Big Data;
  • mHealth (uso de dispositivos móveis);
  • Cloud Computing;
  • Medicina Personalizada;
  • Telemedicina;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Machine Learning;
  • Processamento de Linguagem Natural.

Inovação aberta: qual a sua importância para a gestão no setor da saúde?

A inovação aberta é um modelo de colaboração entre indivíduos, empresas, startups e órgãos públicos com o intuito de criar produtos e serviços inovadores. Na saúde, essa é uma grande oportunidade.

Esse tipo de parceria permite que hospitais e clínicas implementem soluções inovadoras para aprimorar a experiência dos clientes e torná-los mais inovadores. As healthtechs (startups de saúde) já se dedicam a resolver diversos problemas dos hospitais e clínicas, englobando:

  • Problemas de gestão da equipe;
  • Falta de acesso a profissionais;
  • Problemas de comunicação interna;
  • Processos problemáticos;
  • Gestão ineficiente da cadeia de suprimentos;
  • Falta de controle financeiro;
  • Fraudes;
  • Desperdícios;
  • Atendimento de baixa qualidade;
  • Excesso de conflitos judiciais.

Qual é a relação entre eHealth e Telessaúde?

foto de um médico com fundo azul

A eHealth é um conjunto de serviços e ferramentas integrados para prestar cuidados de saúde por meio da internet. Seu objetivo é otimizar o atendimento ao paciente por meio de processos clínicos automatizados.

Com o avanço da tecnologia, o contato entre médico e paciente, ou entre profissionais da saúde é mais prático e simples. Além disso, nesse contexto, as heathtechs desenvolvem tecnologias para trazer novos recursos de comunicação à saúde e torná-la mais acessível.

Já a telessaúde é um conceito mais amplo, que engloba todo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para prestar serviços de saúde à distância. Isso também inclui o compartilhamento de conhecimento e informações entre profissionais de saúde.

Por exemplo: ela inclui o ato de um profissional da saúde pedir opinião sobre um caso clínico a outro profissional por videoconferência. Ou ainda a ministração de aulas para estudantes de medicina por meio de plataformas de educação à distância. 

Entendendo a telemedicina e o mHealth

Telemedicina é o nome dado à medicina que é praticada à distância por meio de chamada de vídeo, de voz, aplicativos, mensagens de texto etc. Esse é um movimento que ganhou força com a expansão da internet. 

Este é um recurso que abrange diversos aspectos que podem mudar a vida de profissionais da saúde e pacientes em todo o mundo. O uso de ferramentas e soluções tecnológicas podem otimizar desde a educação de novos profissionais até o diagnóstico e tratamento dos pacientes. 

Enquanto estudantes podem aprender sobre a área da saúde por meio de videoaulas, os profissionais podem gerar laudos online, colaborar com colegas e monitorar pacientes à distância por meio da telemedicina.

Já a mHealth (mobile health) diz respeito às práticas de saúde feitas por meio de dispositivos móveis, como  smartphones, dispositivos de monitoramento, assistentes digitais, aplicativos e plataformas.

Essas ferramentas conectam médicos e pacientes e podem contribuir para a prevenção de doenças, acompanhamento de tratamentos, avaliação de exames, e facilitar a marcação de consultas.

Nesse sentido, há alguns dispositivos que vêm ganhando destaque:

  • Relógios e pulseiras para medir a frequência cardíaca dos pacientes;
  • Biossensores para monitorar a glicose;
  • Desfibriladores embutidos em roupas, que podem ser acionados caso aconteça uma parada cardíaca.

Tecnologias e tendências para o setor de saúde no mundo

Nos últimos anos, a tecnologia em saúde vem transformando radicalmente a prevenção de doenças e o relacionamento entre profissionais da saúde e pacientes. 

A interconectividade, o uso de inteligência artificial, automações, big data e diversas outras tecnologias fazem parte das tendências para a saúde nos próximos anos. 

Confira as principais:

 Inteligência artificial para diagnósticos

Recursos de inteligência artificial (IA) podem analisar grandes volumes de dados em segundos, devido à sua alta capacidade de absorver informações. 

Assim, a IA aplicada a diagnósticos pode ajudar profissionais de saúde a tomarem decisões mais eficazes, após considerar diversas variáveis e possibilidades. A IA contribui para que os diagnósticos e tratamentos indicados sejam mais precisos.

Telemedicina e saúde digital

Consultas à distância continuam sendo uma tendência, mesmo após o fim da emergência sanitária causada pela pandemia de COVID-19. O modelo traz mais conforto tanto para os profissionais quanto para os pacientes, por isso, as oportunidades na área só tendem a aumentar. 

A saúde digital também traz a possibilidade de levar o conhecimento de especialistas a regiões mais afastadas e de difícil acesso. Por meio de parcerias com profissionais locais, os pacientes podem ter acesso a tratamentos de primeira linha sem a necessidade de grandes deslocamentos.

Dispositivos inovadores

Hoje, existem diversos dispositivos com sensores integrados para coletar dados mais precisos de maneira menos invasiva. 

Os smartwatches, ou relógios inteligentes, são ótimos exemplos: eles podem medir frequência cardíaca, níveis de oxigenação do sangue ou estresse, e diversas outras possibilidades.

Os novos aparelhos médicos, portáteis, mais baratos e mais precisos também contribuem para tornar a saúde mais acessível.

Interconectividade

O compartilhamento rápido de informações faz grande diferença para os profissionais da saúde. Isso é possível por meio de softwares de gestão, que permitem a centralização online de prontuários, exames e relatórios médicos.

Por meio da disponibilização online desses dados, é possível agilizar o diagnóstico para que especialistas possam acessar um histórico médico mais completo dos pacientes. Isso aumenta a eficiência da gestão médica, simplifica tarefas e permite que os profissionais se dediquem exclusivamente ao atendimento.

Medicina personalizada

Por meio da medicina personalizada, é possível dedicar um cuidado específico para cada indivíduo, considerando suas características genéticas. Esse tipo de tratamento é mais eficaz, e pode representar uma verdadeira revolução na medicina. 

Benefícios da eHealth para clínicas médicas e pacientes

méico segurando um tablet

Facilita a rotina de trabalho dos médicos

Por meio da eHealth, é possível otimizar processos internos de clínicas médicas e o trabalho dos profissionais da saúde. 

Por exemplo: com o prontuário eletrônico, não é mais necessário preencher formulários de forma manual.

Também é possível consultar todas as informações e histórico do paciente por meio de seu prontuário eletrônico. Isso contribui para um diagnóstico mais preciso, com base nas patologias e características individuais.

Além disso, por meio das soluções tecnológicas, todos os dados são criptografados. Isso garante mais segurança às informações coletadas.

Comunicação fácil, rápida e segura

A comunicação é simplificada com o uso de soluções tecnológicas. 

Por exemplo: não é mais preciso que o paciente leve os documentos pessoalmente até o convênio para conseguir uma autorização. Por meio do sistema da clínica, as guias são enviadas diretamente ao convênio e os procedimentos são aprovados com rapidez.

A comunicação com os pacientes também pode ser automatizada, simplificando os processos de confirmação e enviando lembretes sobre consultas, por exemplo.

A eHealth e a melhora dos sistemas de saúde

Diante desse contexto, a doc9 decidiu expandir sua atuação e ingressar no mercado da saúde por meio da solução eHealth.doc9. Essa ferramenta surgiu a partir da colaboração entre especialistas jurídicos, de tecnologia e de saúde digital.

A eHealth.doc9 é uma solução digital que visa atuar na prevenção de conflitos judiciais. Isso é feito por meio da transformação na gestão de termos, contratos e documentos entre empresas e profissionais de saúde e seus pacientes. 

Por meio da eHealth.doc9, o profissional da saúde pode ter rapidez, segurança, sustentabilidade e transparência na relação com seus pacientes, evitando conflitos e possíveis judicializações. Conheça mais sobre a solução, a seguir.

Gestão de documentos: segurança, fluxo de assinatura e histórico

Por meio da gestão de documentos, a eHealth.doc9 permite que o profissional da saúde organize, armazene e acesse diversos tipos de documentos de maneira eficiente. São termos, procedimentos, fichas e contratos disponíveis em um ambiente seguro e de fácil acesso.

Além disso, por meio da plataforma é possível definir um fluxo de assinatura que confere uma visão ampla para o acompanhamento do status de assinatura em tempo real. A plataforma garante a rastreabilidade e validade jurídica das assinaturas, sem a necessidade de um certificado digital.

A plataforma também possui um histórico de documentos para que o profissional da saúde possa acessar todos os documentos já assinados, mantendo um histórico completo e rastreável para um armazenamento eficiente.

Personalização de contratos para vários tipos de procedimentos e especialidades

A eHealth.doc9 também permite que o profissional da saúde adapte os modelos de contrato para diferentes tipos de procedimentos. É possível solicitar a personalização, termos e cláusulas contratuais de maneira simples, conforme as necessidades específicas de diferentes acordos.

Atendimento ao paciente mais especializado e dinâmico

Por meio da eHealth.doc9 é possível oferecer aos seus pacientes uma jornada digital, agilizando seu processo de atendimento e ao mesmo tempo tornando o fluxo de trabalho mais dinâmico e eficiente.

É possível registrar todos os passos de seu atendimento em uma plataforma unificada, que engloba prontuário eletrônico, gerenciamento de pacientes e gestão de documentos.

Infraestrutura em nuvem: armazenamento com economia, eficiência e segurança 

Por último, a solução da eHealth.doc9 é totalmente baseada em nuvem. Por meio dela, o profissional da saúde pode evitar gastos com infraestrutura e manutenção, e tem a garantia de acessibilidade, segurança e integridade dos dados sensíveis armazenados.

Conclusão

A eHealth é a tecnologia aplicada ao setor da saúde para otimizar processos, reduzir custos operacionais, evitar o desperdício de recursos e democratizar o acesso a serviços de saúde, ampliando a assistência aos pacientes.

Por meio dela, os profissionais também podem contar com novas ferramentas para incrementar sua atuação, aumentando sua precisão, agilidade e eficiência. 

A eHealth.doc9 é um exemplo desse tipo de solução, já que permite que os profissionais foquem no atendimento eficaz a seus pacientes e se blindem contra possíveis problemas judiciais no futuro.

Conheça a eHealth.doc9 e descubra como tornar sua prática médica mais leve!

Continue se atualizando e conheça novas inovações que estão transformando a área da saúde por meio do blog da doc9!

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.