fbpx

5 lições de direito com Orange is the New Black

5 lições de direito com Orange is the New Black

Orange Is the New Black, a série dramática veiculada pela Netflix, já possui seis temporadas. Entre duas prisões, mais de 20 personagens femininas e diversos casos que envolvem o direito – direta e indiretamente; por isso, trazemos 5 lições de direito com Orange is the New Black. 

5 lições de direito com Orange is the New Black

1. Planeje todos os detalhes para vender suas ideias

5 lições de direito com Orange is the New Black

Na primeira temporada da série, você lembra que Red tentou recuperar sua cozinha das garotas latinas e colocou tudo a perder por erros de comunicação e descrédito por suas ideias? É um exemplo perfeito de como a falta de perfeccionismo e planejamento pode trazer consequências negativas para seus atos.

Em uma apresentação, defesa ou argumentação, é necessário desenvolver primeiro o raciocínio e, se necessário, colocar no papel todas as informações relevantes, pontuando-as e criando uma linha de raciocínio válida.

2. Entenda com quem está falando

5 lições de direito com Orange is the New Black

Uma das cenas mais icônicas é quando Sophia (interpretada por Laverne Cox), explica a… Genitália feminina para as meninas do presídio. Também podemos destacar a maneira que Piper teve – e ainda tem – dificuldade de comunicar-se com suas colegas de cela por conta de pertencerem a realidades diferentes e terem tido educações distintas.

Isso mostra duas coisas que muitas vezes não são valorizadas no mundo do direito: a empatia e a paciência. Em diversos casos a razão é perdida ou lados não são levados a sério por conta de falhas de comunicação e empatia, para entender a realidade do próximo.

Tentar estabelecer essa conexão e compreensão com as outras pessoas envolvidas no seu meio pode ser essencial para conquistar a confiança dos mesmos e até transmitir suas ideias e propostas com mais clareza.

3. Busque referências e veja novos pontos de vista

5 lições de direito com Orange is the New Black

Taystee e seus livros, as latinas com seus programas de TV, são as formas possíveis de obter informação dentro da prisão de forma – majoritariamente – segura para argumentar não só com seus advogados, funcionários do presídio e colegas. No direito não é diferente: procure por exemplos.

Não é necessário explicar o quanto jurisprudência é essencial na hora de argumentar em um caso, mas pesquisas e referências podem ir além: compreender situações externas que podem afetar casos no qual se envolve lhe permite formar uma argumentação mais forte e de diversas maneiras, transmitir suas perspectivas com mais clareza e até enxergar um ponto de vista diferente em alguma situação! Essa é a nossa terceira das 5 lições de direito com Orange is the New Black.

4. Seja criativo!

5 lições de direito com Orange is the New Black

Inovação é essencial. Seja em Litchfield, onde nossas personagens se encontram em diversas situações onde é necessário encontrar situações criativas para sair de enrascadas, melhorar suas condições de vida dentro de sua realidade e facilitar momentos não tão positivos.

Isso é essencial, também, no mundo jurídico. Encontrar soluções criativas pode trazer frutos positivos para seus resultados, mostrando que fazer muito com pouco é possível e razoável.

5. Admita seus erros

5 lições de direito com Orange is the New Black

Red errou e errou feio ao armar para tirar Gloria da cozinha. O tiro saiu pela culatra e ela acabou queimando (literalmente) uma de suas mais fiéis ajudantes, a Gina. Isso fez com que a russa tenha perdido o respeito das meninas por algum tempo, e, de uma perspectiva profissional, o mesmo pode acontecer no mundo jurídico.

É necessário a transparência e integridade na hora de realizar suas tarefas. Mesmo em momentos complicados, admitir o erro – nem que seja para si mesmo – e tentar consertá-lo é por vezes mais válido que tentar ignorá-lo e ter uma surpresa negativa ao final.E então, preparado para descobrir novas lições com essas mulheres? A sétima temporada de Orange is the New Black vai ser a última, e com certeza vai nos ensinar muito mais. Quem aí acompanha? Comente aqui embaixo o que a série já te ensinou além das nossas 5 lições de direito com Orange is the New Black!

E se ficou com um gostinho de quero mais, você pode conferir nossas outras dicas de série clicando aqui.

Compartilhe:

Faça seu cadastro


Fale com um especialista

Entre em contato conosco preenchendo o formulário.