Todo advogado precisa conversar com muitos clientes, a conversa é a base para o advogado começar o seu trabalho. Muitos advogados fazem uma série de perguntas, o cliente responde e o advogado começa a trabalhar partindo deste ponto, o problema é que não há uma comunicação real, apenas um questionário. Saiba como se comunicar com seus clientes e porque uma comunicação adequada pode elevar o seu desempenho e ajudar tanto você quanto seus clientes.

Como se comunicar com seus clientesComo se comunicar com seus clientes?

Primeiro de tudo é que você precisa saber que seus clientes, na maioria das vezes, não são advogados. Não adianta falar milhões de termos técnicos na linguagem mais formal possível com diversas palavras complicadas se aquilo não significar nada para o seu cliente, falar desta maneira e não falar nada é quase a mesma coisa, a não ser que seu cliente tenha uma certa noção do mundo do direito.

Seja direto, não faça um discurso de 10 minutos para explicar algo que podia ser feito em 5 minutos. Atitudes assim só geram barreiras na comunicação, isso traz mais informações para serem processadas pelo cliente e muitas vezes elas não são nada. Um bom exemplo disso são jornalistas sensacionalistas, você pode não gostar do estilo de jornalismo deles por ser algo mais exagerado e sempre tomarem um lado, porém eles são sempre muito diretos e claros.

Não basta só falar, também é preciso escutar. Pessoas que não escutam as outras, geram desinteresse ou até desconforto, é preciso deixar claro para o cliente que ele tem toda sua atenção e você está sempre aberto para dúvidas e sugestões. Além de facilitar o entendimento do cliente sobre o que irá acontecer durante o processo, você não precisará se incomodar com problemas como mal entendidos.

E por último e talvez mais importante, cuide de sua linguagem corporal. Se mostrar um profissional sério e competente é muito importante, mas cuidado para não parecer de mau humor, isso só afasta o cliente de você. Também é importante sempre manter um tom de voz constante, falando muito baixo pode fazer você parecer despreparado e muito alto faz parecer grosseiro.  Cuide bem de seu corpo, durma bem e tente se manter sempre ativo, são coisas que por mais que não pareça fazer a diferença, trazem um impacto enorme.

Sabemos que a vida de um advogado é sempre corrida e muitas vezes estressante. Ocorrem diversas situações que muitas vezes é complicado se manter inabalável. Mas tentando usar estas dicas de como se comunicar com seus clientes, a sua rotina vai se facilitar, se tornar menos estressante e se tornar mais recompensadora.

Barbara Dotti

Barbara Dotti

Bacharel em Engenharia de Produção pela PUCRS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é uma das responsáveis pela comunicação da DOC9 com a nossa Rede de Advogados. Trabalha com projetos de comunicação, planejando e construindo fluxos inteligentes que priorizam a humanização da marca com a sua rede de clientes. Criação de conteúdos épicos via Inbound Marketing, buscando propor soluções para a nossa rede de clientes, explorando temáticas que vão muito além do dia a dia de um escritório de advocacia.

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