Skip to main content
Correspondentes JurídicosCuriosidades Jurídicas

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Por 6 de setembro de 2018abril 25th, 2021No Comments

Vivemos em um mercado onde livros, artigos e textos são lançados diariamente. No meio de tanta informação, separamos para você 9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler ao longo de sua carreira. Esperamos que você goste!

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

1. O Sol É Para Todos – Harper Lee

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Considerado um dos melhores romances da área legal, O Sol é Para Todos conta a história de um advogado que, mesmo com a pressão da população e da família, decide por defender um homem negro acusado de abusar de uma mulher branca. Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1960, é narrado do ponto de vista da filha do advogado, mostrando o racismo e a injustiça pelos olhos de uma criança.

2. 1984 – George Orwell

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

A clássica história de Winston, protagonista do romance de George Orwell, é referência não só para livros de ficção científica quanto para o mundo do direito, já que sua história é cada vez mais realista e identificável no cenário atual. Se passando em um cenário futurista onde tudo e todos são vigiados, impedidos de pensarem “fora da caixa”, a trama é envolvente e assustadora, nos acordando para uma nova realidade.

3. Como se faz um advogado – Scott Turow

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Um dos primeiros romances do autor, o livro traz o cotidiano de um estudante de primeiro ano do curso de Direito de Harvard: Diversas críticas ao sistema educacional e judiciário são feitas, além de colocar para o leitor a importância do planejamento estratégico, do acompanhamento das tendências do mercado empresarial, podendo ser aplicado ao novo advogado e à sua carreira.

4. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Assassinato no Expresso do Oriente é um dos principais romances de Agatha, o mesmo – que já foi adaptado para o cinema – traz a história do detetive Hercule Poirot, que se encontra dentro de um trem no qual ocorre um assassinato. Intrigado e pressionado, Poirot precisa investigar dentre os passageiros e descobrir quem é o assassino e quais seus motivos. Cheios de reviravoltas, é uma boa pedida para qualquer advogado que se interesse por mistérios.

5. O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

A peça que consagrou Suassuna no mundo da literatura é uma ótima dica, especialmente o seu final. Chicó, um nordestino que não mede esforços para tentar se dar bem na vida, é levado para o reino dos céus, onde é julgado por Jesus, Nossa Senhora e o Diabo. A dinâmica é similar a uma corte, e ver o Diabo como promotor e Nossa Senhora como advogada de defesa enquanto ambos tentam trazer uma solução para Jesus é algo único e estranhamente divertido.

6. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Nesse clássico, Dostoiévski narra a história de Rodion, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o ocorrido. O livro aproxima o leitor do dilema do protagonista: negar o crime e viver atormentado pelo remorso ou confessar os assassinatos para ter a chance de redenção?

7. O Mercador de Veneza – William Shakespeare

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Escrita no século XVI, a peça do dramaturgo inglês ainda é extremamente válida e relevante para ser discutida nos dias atuais.  A comédia romântica tem, entre seus personagens, Shylock, um usurário judeu que pretende usar a justiça para uma terrível vingança; trazendo à tona assuntos como discriminação racial, intolerância e violência. Uma ótima leitura para qualquer fã dos clássicos!

8. Memórias do Cárcere – Graciliano Ramos

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

A auto-biografia de Ramos é um ponto de vista único sobre o sistema penal da época em que vivia. Preso em 1935, o autor relata sua experiência em Memórias do Cárcere e constitui um testemunho fundamental da arbitrariedade, da violência e do atraso político incorporado à cultura e história brasileira, tornando-o um dos livros de leitura praticamente “obrigatória” para todo advogado que atua no Brasil.

9. A Casa Soturna – Charles Dickens

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

Uma sátira do sistema judicial e penal da Inglaterra na época, Dickens escreve A Casa Soturna com um olhar crítico: aborda assuntos como as imperfeições das leis, os processos judiciais e o descaso das autoridades, assim como também promove uma melhor compreensão dos problemas sociais do país.

E então, já leu algum dos livros das nossas dicas? Tem alguma outra recomendação? Conta aqui para nós!

9 Dicas de Livros que todo Advogado Precisa Ler

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.