Skip to main content
Profissionalização

Fontes de Renda Extra para Estudantes e Profissionais do Direito: conheça as 4 melhores opções

By 31 de agosto de 2021setembro 28th, 2021No Comments

Apesar do Direito ser uma faculdade com um enorme futuro, um profissional no inicio da carreira – ou até mesmo um estudante – pode ter dificuldade em manter um orçamento saudável. A dedicação total aos estudos e crescimento profissional às vezes podem ser inviáveis e você tenha que pensar em fontes de renda extra.

Mas primeiro,

O que é renda extra?

A renda extra pode ser definida como uma atividade, além da convencional que você já realiza, que completa o seu salário ou trabalho informal. Muitas vezes a renda extra é a única para algumas pessoas.

Especialmente durante a pandemia, com a alta taxa de desemprego e os altos índices de inflação, muitas pessoas tiveram de se reinventar. Surpreendentemente, usaram as ideias de renda extra como sua única fonte de dinheiro.

Para estudantes ou acadêmicos recém formados pode parecer frustrante trabalhar fora da área em que eles desejam se desenvolver para conseguir novas fontes de renda extra. Entretanto, o que não te contam é:

É possível obter fontes de renda extra sem deixar a carreira sofrer por isso.

Como obter fontes de renda extra sendo estudante ou profissional do Direito

Te contamos como você pode desafogar seu orçamento sem deixar o seu aprendizado e crescimento profissional de lado. Confira nossas dicas para obter novas fontes de renda extra:

Atuar como Correspondente Jurídico

Nesse sentido, o correspondente jurídico presta auxílio para escritórios e departamentos jurídicos atuando em diligências processuais e extraprocessuais na Comarca onde vivem. Desta forma, além de ser uma fonte de renda extra, atuar como correspondente jurídico possibilita networking e grande aprendizado aos estudantes e profissionais do Direito através de conhecimento prático.

O correspondente jurídico se cadastra através do site da Doc9 para atuar como prestador de serviços. O cliente Doc9 abre uma solicitação através da plataforma e a Doc9, por sua vez, faz a gestão e o repasse da demanda à este profissional cadastrado.

Isto é, a DOC9 tem uma rede de correspondentes jurídicos parceiros para solucionar problemas de logística e inteligência jurídica dos seus clientes. E, ainda, contribuir para a qualificação dos profissionais parceiros de forma assertiva e rentável.

Mas lembre-se: para atuar como correspondente jurídico não é preciso realizar processos seletivos mas, para algumas demandas, a carteira da OAB de estagiário é necessária.

Se interessou pelo assunto? Separamos mais alguns conteúdos que você pode gostar:

Procurar um estágio

O objetivo de um estágio é, primordialmente, o desenvolvimento do profissional. É o que refere, inclusive, a Lei do Estágio. Sobretudo, além das diversas competências adquiridas exercendo a função, o estagiário pode beneficiar-se, também, de uma bolsa-auxílio. A existência da bolsa e o seu valor vai depender do contrato celebrado entre o empregador e o estagiário.

É a maneira mais comum e uma das mais procuradas como rendas alternativas para estudantes de Direito.

Escritórios, empresas e órgãos públicos são alguns lugares que mais acolhem estudantes do curso. Alguns estágios têm horários flexíveis, que permitem conciliar com os estudos, e outros tem cargas horárias menores que também são de auxílio para tal.

Participar de projetos acadêmicos

Monitoria, produção e iniciação científica são só alguns dos campos disponíveis para explorar alternativas dentro da própria faculdade. Estes projetos normalmente são coordenados por professores do curso que fazem indicações. Mas você pode procurar saber quais as ofertas disponíveis na sua faculdade.

Muitas delas oferecem bolsas de iniciação científica ou alguma similar para que você faça este trabalho. Certamente, uma das principais vantagens dos projetos acadêmicos é “ser pago para estudar”, pois você revisa conteúdos e aprende outros enquanto ajuda os coordenadores!

4 Rendas Alternativas para Estudantes de Direito

Criação de conteúdo para websites jurídicos

Visto que o Direito tem alterações legislativas rotineiramente, há muito espaço para criadores de conteúdo. Muitas empresas e jornais fornecem pequenas comissões para quem escreve matérias como artigos e informativos.

Com o intuito de criar novas fontes de renda extra, comece pesquisando sites que abordam assuntos do seu interesse. Certamente haverá uma alta necessidade de estudo e engajamento. Se preferir, plataformas online que fazem “a ponte” entre o site e o freelancer de escrita também são uma opção.

4 Fontes de Renda Extra para Estudantes e Profissionais do Direito

  • Atuando como Correspondente Jurídico
  • Iniciando um estágio
  • Participando de projetos acadêmicos
  • Criando conteúdo para websites jurídicos

Dica importante

Priorize o conhecimento em detrimento ao salário, se assim for possível. Abrir mão de um salário maior por uma fonte de renda que também gere conhecimento e experiência sempre compensa no futuro.

Outros motivos para obter fontes de renda extra

Atualmente, a procura por fontes de renda extra não acontece só para quem está com o dinheiro apertado. Existem inúmeros motivos que fazem as pessoas recorrerem àquele dinheirinho extra.

Investir

Inegavelmente, bolsa de valores, moedas digitais, tesouro direto ou qualquer outro tipo de investimento está dando o que falar. Os cases de pessoas que alcançaram grandes riquezas apenas com investimentos seduz cada vez mais temos adeptos a essa modalidade de renda. Com este mesmo propósito, há muitos que ainda estão um passo atrás desse objetivo, buscando juntar dinheiro para começar os investimentos. Desse modo, recorrem às novas fontes de renda extra para garantir esse desejo, visto que a renda habitual não sobra após suprir todas as demandas necessárias.

Faça como inúmeros leitores.

Assine a nossa Newsletter.

Diversificar a origem da renda

Ao depositar 100% da sua renda em apenas um canal, inegavelmente você corre riscos caso esse canal sofra algum contratempo ou dificuldade.

Com o avanço do consumo de conteúdos financeiros, ao tomarem conhecimento sobre essas melhores práticas financeiras, as pessoas buscam diversificar os canais de renda para garantir maior segurança em tempos de incerteza.

Compensar valores pagos a faculdade

Àqueles que não tiveram acesso à bolsa de estudos ou não tiveram êxito nos processos seletivos em faculdades federais, a obtenção de fontes de renda extra podem ser importantes para reparar os valores pagos à título acadêmico. Tanto os estudantes que pagam mensalmente a anuidade das faculdades, como recém formados que fizeram financiamento estudantil para terminar seus estudos.

Conquista de um sonho

Uma casa própria? Um carro? Uma viagem? Tal qual for seu sonho, descobrir fontes de renda extra para arrecadação de fundos é definitivamente uma ótima ideia. Aliada a uma boa estratégia de como chegar ao seu objetivo, desta forma seu sonho pode estar cada vez mais perto.

Conclusão

E aí? Gostou?

Já está pensando em várias possibilidades de fontes de renda extra e o que fazer com elas? Conheça o formato de trabalho da Doc9, conquiste sua renda extra e desenvolva a sua carreira. Sem precisar escolher entre um ou outro.

DOC9

DOC9

Somos uma empresa que realiza o controle e a gestão de diligências jurídicas através do repasse para advogados correspondentes qualificados através de processos de seleção e treinamento. Operamos em todo o território nacional, concentrando todas as diligências jurídicas em um único sistema: o sistema DOC9. Nossas diligências passam por um fluxo de controle e conferência, através de passos de auditoria estabelecidos e padronizados.