Skip to main content
Correspondentes Jurídicos

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

Por 19 de janeiro de 2018abril 25th, 2021No Comments

A relação entre advogado e cliente precisa ser baseada em valores como confiança e respeito mútuo, sendo que muitas vezes esse relacionamento é tão harmônico e benéfico para ambos, que se prolonga por anos. Quando o advogado volta a ser acionado pelo mesmo cliente ou por familiares e amigos deste é sinal de que seu trabalho é valorizado e reconhecido, o que com certeza traz muita satisfação para o profissional. Ainda que esse tipo de relacionamento seja o almejado por muitos profissionais, há outras formas de atuar como advogado, sem necessariamente estar ligado a um cliente específico. É possível trabalhar em tempo integral ou apenas ocupar as horas vagas trabalhando como advogado correspondente.

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa - Correspondente Jurídico DOC9

Mas o que faz um advogado correspondente?

Atuando como correspondente, o advogado auxilia outros escritórios no atendimento dos clientes, executando diversos serviços jurídicos, desde trabalhos de menor complexidade, como cópias e digitalização de documentos, retiradas, protocolos, até mesmo representação de clientes em audiências, despacho com magistrados, entre outros.

No caso de empresas especializadas em serviços forenses (de correspondência), como é o caso da DOC9 – Gestão de Dados Empresariais, esses profissionais correspondentes integram uma rede de parceiros que abrange todo o país, podendo executar os serviços mencionados em quase todas as cidades brasileiras.

Um advogado correspondente pode fazer a retirada e envio, em caso de necessidade, guias, ofícios, alvarás, certidões, cartas precatórias e outros tipos de documentos em órgãos judiciais. Também está na alçada desse profissional realizar diligências como levantamento de alvarás, degravação de audiência, acompanhamento de oficial de justiça. Todos estes essenciais para a correta tramitação dos processos judiciais.

Por que ser advogado correspondente?

Sendo o Brasil um dos países com maior índice de advogados por habitantes, e com o maior número de cursos de direito, os advogados acabam por encontrar dificuldade em se colocar no mercado, seja trabalhando em algum escritório, seja angariando bons clientes. A advocacia de correspondência, quando exercida em certo volume, acaba trazendo uma receita recorrente para estes profissionais, normalmente com pouca experiência de mercado, que garantem uma estabilidade importante para o desenvolvimento de suas carreiras. A lida forense não só gera aprendizado como abre, também, novas possibilidades para estes trabalhadores, aumentando a sua rede de contatos, tendo em vista que, inevitavelmente, pela execução dos serviços de correspondência, os mesmos conhecem profissionais das mais diversas áreas do Direito.

De outro lado, o fato de ser uma ocupação que não demanda, necessariamente, dedicação em tempo integral, pode gerar uma renda extra para quem faz alguma universidade ou está estudando para concurso. A facilidade de adequar as obrigações como advogado correspondente à rotina, com certeza é um ponto positivo para quem está considerando ingressar na carreira.

Saiba como a DOC9 pode ajudar

A contratação de advogados correspondentes, como já dito, é vital para o devido andamento dos processos judiciais, mas tal atividade pode trazer riscos. Nem sempre estes profissionais estão preparados para atender de forma completa o interesse dos escritórios ou empresas que lhes contratam.

Uma onda crescente de sites e aplicativos que unem escritórios e advogados correspondentes começa a ser criticada pela falta de segurança em caso de erros cometidos por profissionais que não possuem o devido preparo.

A DOC9 se desenvolve através da mineração e treinamento de advogados correspondentes, que são obrigados a passar por treinamentos e constantes avaliações, além de possuir inúmeras ferramentas que não só trazem segurança, bem como conduzem de forma ativa estes profissionais à realizarem serviços corretos, baseados em um fluxo de informação claro, o que por si só já reduz drasticamente a chance de erros. A equipe DOC9 está preparada para garantir a execução de serviços jurídicos com qualidade, segurança e comodidade. Entre em contato para saber como podemos ajudar o seu escritório ou empresa a se desenvolver de forma estruturada.

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

DOC9

DOC9

Somos uma empresa que realiza o controle e a gestão de diligências jurídicas através do repasse para advogados correspondentes qualificados através de processos de seleção e treinamento. Operamos em todo o território nacional, concentrando todas as diligências jurídicas em um único sistema: o sistema DOC9. Nossas diligências passam por um fluxo de controle e conferência, através de passos de auditoria estabelecidos e padronizados.