Skip to main content
Correspondentes Jurídicos

Audiência virtual: Quais as plataformas usadas por Tribunais?

Por 2 de maio de 2021No Comments

O meio virtual passou a ser amplamente utilizado no meio jurídico durante a pandemia, e um de seus principais usos é para a realização de audiências jurídicas virtuais. Para esse fim, existem diversas plataformas que atendem com excelência as necessidades propostas, cada com suas próprias características. Confira a seguir, as plataformas mais usadas por Tribunais.

Audiência virtual sendo realizada
O número de audiências virtuais realizadas teve um grande aumento durante a pandemia.

Google Meet

A ferramenta do Google, permite realizar videochamadas com até 250 pessoas. Permite o compartilhamento de tela, e traz segurança para audiências jurídicas virtuais com criptografia durante o processamento da videochamada. O serviço é gratuito e para acessá-lo diretamente pelo navegador, basta ter uma conta cadastrada no Google.

Logo do Google Meet
O Google Meet pode ser usado também para pequenas reuniões no dia a dia.

Microsoft Teams

Desenvolvida pela Microsoft, a plataforma combina funções de bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Por esses motivos, vem sendo utilizada quando há necessidade de enviar arquivos e documentos necessários para uma audiência jurídica virtual por um único canal, auxiliando no processo de organização dos mesmos. Possui a opção de gravar a reunião na versão paga do serviço.

Logo microsoft Teams usada em audiência jurídica virtual
O sistema vem sendo muito usado em instituições de ensino pela fácil gestão acadêmica fornecida pela plataforma.

Leia também:

Zoom

O plano gratuito oferece serviço de videoconferência que permite até 100 participantes simultâneos, porém, existe uma restrição de tempo de 40 minutos na versão grátis. Com o aumento do uso da plataforma para audiências jurídicas virtuais e diversas outras aplicações, a Zoom Video Communications, apresentou um aumento de 326% em sua receita, chegando a US$ 2.651,4 milhões no ano.

Logo Zoom, serviço de teleconferência
A marca é reconhecida globalmente, e tem como objetivo continuar em ritmo de crescimento em 2022.

Lifesize

O Lifesize permite a gravação da reunião a partir de qualquer dispositivos e integração facilitada com outras aplicações. A plataforma não possui limite de convidados, e também trás um dashboard onde pode-se acompanhar o número de chamadas, minutos, usuários e média de tempo de chamada. A ferramenta é paga é possui a possibilidade de teste gratuito, e foi utilizada por poucos tribunais.

Logo Lifesize

Qual a melhor plataforma para audiência jurídica virtual?

O Google Meet é ideal para você que procura uma interface mais simples e objetiva, necessitando apenas de uma conta Google para acessar. Caso precise de uma plataforma com recursos de compartilhamento de arquivos, o Microsoft Teams irá suprir sua necessidade. Uma grande vantagem presente no Zoom, é a possibilidade de gravar a reunião de forma gratuita, limitado a reuniões de 40 minutos. Apesar da limitação, é a única que oferece essa opção gratuitamente.

Vale considerar também a facilidade de uso, se é necessário a instalação ou se pode ser utilizada diretamente pelo navegador. Realize testes em cada uma e verifique suas funcionalidades, a partir daí, escolha a melhor para você.

DOC9

DOC9

Somos uma empresa que realiza o controle e a gestão de diligências jurídicas através do repasse para advogados correspondentes qualificados através de processos de seleção e treinamento. Operamos em todo o território nacional, concentrando todas as diligências jurídicas em um único sistema: o sistema DOC9. Nossas diligências passam por um fluxo de controle e conferência, através de passos de auditoria estabelecidos e padronizados.