Skip to main content
Profissionalização

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

Por 25 de junho de 2018abril 25th, 2021No Comments

O exame da OAB está pertinho, e por isso o Blog9 separou 10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB, que consiste de 80 questões de múltipla escolha, e é necessário garantir 50% de acertos para conseguir a aprovação.

Além do estudo extenso e consistente, é necessário a organização e estar em dia com tudo que envolve as 17 disciplinas, mas algumas dicas abaixo podem auxiliar a ter um melhor resultado na hora de garantir a passagem para a segunda fase.

Confira as 10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB:

Durante os estudos:

1 – Reserve horários de estudo para certos assuntos específicos:

10-dicas-para-passar-na-primeira-fase-do-exame-da-oab-advogado-correspondente-juridico-doc9Estatuto da OAB e do Código Ética são o tema de 12 (doze) das 80 questões formuladas, então é indicado ao menos duas horas de estudo diário para as mesmas.

Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) e o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) também são cobradas nas provas objetivas do Exame da OAB sempre. Você vai encontrar duas ou três questões desse conteúdo.

Além disso, é recomendado dedicar um tempo significativo para ler a Constituição Federal e estudar jurisprudência do STF e do STJ.

2 – Revise provas anteriores

A Fundação Getúlio Vargas organiza as provas anteriores no website, e todas elas podem ser vistas e usadas como material de revisão. Estudar utilizando as mesmas facilita o entendimento de como a prova é construída, ajuda a se adaptar a sua linguagem e alguns conteúdos se tornam mais familiares.

3 – Faça anotações e destaque o que é importante

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

Já falamos sobre maneiras de otimizar a sua rotina de estudos, mas é sempre bom ressaltar a importância de fazer anotações e destacar partes relevantes em textos e outros materiais: é comprovado que materiais visualmente mais apelativos estimulam mais o cérebro a trabalhar.

Dia anterior:

4 – Descanse bem

É normal deixar o nervosismo tomar conta e isso dificultar o descanso, especialmente na hora de dormir. Sinais de ansiedade também incluem estudar mais, mas isso não é a melhor opção: Descanse – ler livros por diversão, ouvir música, assistir filmes e séries -, relaxe – tome um banho quente, desconecte-se de redes sociais -, e tenha uma noite calma que facilite seu sono. 

No dia da prova:

5 – Tenha uma refeição leve e saudável

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

Não é indicado ter uma refeição pesada ou qualquer alimento que possa causar desconforto, mas é importante alimentar-se para a fome não era uma causa de descontração no momento da prova. Também é permitido e indicado levar lanches leves como barras de cereal ou algum doce para fornecer energia.

6 – Pontualidade é essencial

Previna-se e chegue no local da prova pelo menos uma hora antes da abertura dos portões. Para evitar atrasos, indicamos que o local seja visitado com um ou mais dias de antecedência para que se tenha uma ideia de quanto tempo demorará para chegar.

Também evite conversas desconexa com amigos ou conhecidos que provavelmente estarão no mesmo local, isso pode causar desconcentração.

7 – Mantenha a calma

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

Exames da OAB são importantes, mas não os coloque como a coisa mais importante da sua vida, pois isso aumenta a pressão em si mesmo e o nervosismo pode bater. Relaxe, escute músicas calmas, respire fundo. Lembre-se que é uma prova que pode ser refeita caso o resultado não seja satisfatório, haverá uma nova chance para se ter sucesso.

8 – Administre seu tempo durante a prova

Você sempre pode voltar para alguma pergunta se não souber a resposta no momento: Administre seu tempo para não focar muito em uma pergunta difícil e impedir-se de ter tempo para outras questões. Faça marcações temporárias, sinais para retornar a questões inconclusivas naquele momento, leia novamente o enunciado, otimize seu tempo para as questões nas quais tem mais chance de acerto.

9 – Comece pelo que sabe

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

As matérias nas quais tem mais confiança tendem a ser mais fáceis para você: comece por elas. As mesmas “tirarão do caminho” diversas questões e lhe motivarão na hora de passar para assuntos nos quais não está tão confortável.

10 – Não deixe nada em branco

Como qualquer outra prova objetiva, só existe uma resposta correta. Nas horas que a resposta realmente não vem, é válido assinalar uma alternativa que se pareça mais correta: não deixe nenhuma questão da prova em branco, mas não perca muito tempo nas questões que não sabe.

dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

E aí? Curtiu? Tem alguma outras dicas para passar na primeira fase do exame da OAB? Conta pra gente!

10 dicas para passar na primeira fase do exame da OAB

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.