Skip to main content
Curiosidades Jurídicas

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagem

Por 21 de setembro de 2018abril 25th, 2021No Comments

Cada um aprende de uma maneira diferente. Apesar do ensino em massa que se aplica desde… Sempre, descobriu-se através de pesquisas que o tipo de aprendizagem é essencial para saber a melhor maneira de adquirir conhecimento.

Por volta de década de 70, Richard Bandler and John Grinder, responsáveis pela criação da PNL (Programação Neuro-Línguistica), descobriram as três principais formas de aprendizado: visual, auditiva e sinestésica.

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagem

Aprendizado auditivo

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagemAs maneiras mais fáceis de reconhecer um aprendiz auditivo são através de sua fala – normalmente mais calma, envolvendo explicações extensas -, a maneira que se lembram de fatos – normalmente os repetem em voz alta para si mesmos-, e por terem alto proveito sem a necessidade de fazer muitas anotações.

Estimular um aprendiz auditivo vai muito além de ouvir podcasts ou usar música para aprender – apesar destes métodos ajudarem. Estes beneficiam-se também com repetição de conteúdos em voz alta, participar de discussões, grupos de estudo e criar associações de palavras.

Tipos de prova melhor recebidas por eles são as provas orais, de interpretação livre ou questões sobre palestras/aulas expositivas.

Aprendizado visual

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagemO aprendiz visual tende a falar rápido, precisar de silêncio para estudar, prefere sentar à frente na sala de aula e entende assuntos de uma maneira mais rápida quando em contato com gráficos ou diagramas do assunto. Toma notas detalhadamente e prefere linhas de pensamento que o façam “imaginar” o assunto, pois tem facilidade para projetar em sua mente formas e imagens.

Em termos de estudo, aprendizes visuais conseguem alto rendimento quando grifam/copiam informações manualmente, transformam conteúdo escrito em diagramas, criam mapas mentais e utilizam-se de recursos como marca-texto, notas autoadesivas, etc.

Os tipos de prova mais indicados para esses são os que necessitam a interpretação de gráficos, mapas, artigos ou qualquer tipo de diagrama que mostra um processo.

Aprendizado cinestésico

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagemPor último mas não menos importante, o tipo de aprendizado cinestésico é o mais complexo pois não basta apenas ler ou ouvir as explicações do professor. Eles precisam entender o conteúdo na prática, com a mão na massa. Não conseguem ficar muito tempo parados ou prestando atenção na mesma coisa e fazem intervalos longos entre atividades.

Para o cinestésico, o aprendizado precisa ser vivido, então para estimulá-lo é necessário priorizar aulas práticas, separar matérias de uma forma que possam ser estudadas em pequenos espaços de tempo, realizar viagens de estudo ou alguma alternativa prática e utilizar jogos que estimulem a memória e o aprendizado lúdico.

Se dão bem em provas de múltipla escolha, simulações e que exigem definições curtas.

TESTE: Descubra qual seu tipo de aprendizagemDescobriu qual seu tipo de aprendizagem?  Tem alguma dica para facilitar os estudos? Deixe aqui embaixo nos comentários!

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.