Tendências Jurídicas para 2020

Marketing JurídicoPara Escritórios
Por 20 de dezembro de 2019 Sem Comentários

Com o final de ano se aproximando, é preciso planejar os movimentos a longo prazo para 2020. A advocacia é uma área que pede constante adaptação e atenção às mudanças e, com as novas tecnologias que o mercado traz, isso muda como as relações em diversos campos se dão. Confira, abaixo, nossa lista das principais tendências jurídicas!

Tendências Jurídicas para 2020

Atualização do código de ética da OAB

Recentemente, o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz, fez declarações que indicavam interesses em adaptar o Código de Ética e Disciplina, principalmente no que tange a publicidade de escritórios, por causa da nova realidade de um meio jurídico mais moderno e variado em serviços.

Como declarado num artigo para o jornal O Tempo, por Kênio Pereira, o aprimoramento do CED permite uma nova maneira de “atender o novo contexto social que possibilita a qualquer profissional a divulgação dos serviços e orientações que podem levar à sua contratação”. Nesse sentido, abre-se a possibilidade de maior investimento no marketing jurídico.

Desenvolvimento de novas habilidades e competências

Apesar de conhecer as leis e processos ser uma característica indispensável para um advogado, não é mais a única necessidade no cenário contemporâneo. Desenvolver habilidades comportamentais, como inteligência emocional e linguagem corporal são competências que fazem a total diferença em diversos níveis da advocacia: desde a lida com o cliente até numa disputa em tribunal.

Além desta, também podemos citar como exemplo práticas sociais como o networking, aliado ao uso de ferramentas como LinkedIn, lhe proporcionando mais contatos que serão potenciais clientes ou parceiros comerciais. Este espírito empreendedor será um enorme diferencial para profissionais em 2020. Para escritórios maiores e com mais recursos, o ideal é o desenvolvimento de áreas como marketing e comercial e, se elas ainda não existem no seu escritório, é preciso cria-las assim que possível!


Leia também:


Humanização do Direito

Ainda que a presença da internet e novas tecnologias da informação afetem – e continuarão afetando – não apenas o mundo do direito, mas todos os aspectos do mercado, é sempre válido enfatizar a importância do fator humano para a boa advocacia.

Por enquanto, ainda há certas situações que pedem um approach subjetivo e individual para encontrar a solução de um problema. A grande inovação e diferenciação dos futuros escritórios de advocacia não será o uso de apps, marketing jurídico ou complexos sistemas de análise, mas sim como usar essas ferramentas para soluções humanas.

Inserção digital em massa

Conectando ao parágrafo anterior, é importante mencionar a importância da internet. Para uma profissão consolidada como a de advogado, é um desafio encaixar-se no mundo tecnológico, no entanto, uma necessidade.
Além da própria internet, a automação à consulta de processo e utilização de análise de dados para tomar determinadas decisões são apenas algumas das possibilidades que se abrem nessa nova paisagem de oportunidades.

O que você acha das tendências jurídicas para 2020? Faltou alguma no nosso texto? Deixa um comentário aqui embaixo!

qualidade

DOC9

DOC9

Somos uma empresa que realiza o controle e a gestão de diligências jurídicas através do repasse para advogados correspondentes qualificados através de processos de seleção e treinamento. Operamos em todo o território nacional, concentrando todas as diligências jurídicas em um único sistema: o sistema DOC9. Nossas diligências passam por um fluxo de controle e conferência, através de passos de auditoria estabelecidos e padronizados.

Deixar um Comentário