Skip to main content
Curiosidades Jurídicas

Séries e Filmes para melhorar sua Oratória

Por 11 de novembro de 2018abril 25th, 2021No Comments

Quer melhorar sua oratória? O uso da oralidade dentro do mundo do direito é de extrema importância, uma boa oratória pode ser a melhor qualidade de um bom advogado. Mas sabemos que apesar de ter esta importância, há muita dificuldade quando se trata de desenvolvê-la. Então pensamos em inspirar você a melhorar sua oratória unindo o útil ao agradável com esta lista de filmes e séries que vão lhe inspirar na hora de desenvolver sua oratória.

Séries e Filmes para melhorar sua Oratória

series e filmes para melhorar sua oratória advogado correspondente jurídico doc9

COSMOS

Essa com toda certeza é a dica mais estranha nessa lista, obviamente que o conteúdo não é o foco aqui neste artigo (mesmo que ele seja de extrema qualidade), a série cosmos inicialmente foi desenvolvida e apresentada por Carl Sagan, um dos astrônomos mais influentes que já existiram. Em 28 de setembro de 1980 se iniciou o programa que durou poucos episódios. Até que recentemente em 2014 outro importante cientista, Neil deGrasse Tyson, foi convidado a “reviver” o seriado. Mas onde há relação com oratória em um programa de astronomia? Bom, não é no conteúdo do programa e sim nos seus apresentadores. A forma que conduzem suas linhas de raciocínio e como conduzem suas explicações servem de exemplo para qualquer um, sempre havendo clareza em suas palavras e demonstrando que possuem propriedade para falar sobre o assunto.

Prenda-me se for Capaz

Aqui temos um filme baseado em uma história real de um golpista chamado Frank Abagnale Jr. Um homem que já se disfarçou de piloto de avião, de médico e de advogado, que acabou enganando o FBI diversas vezes pelo fato de ter uma habilidade de fala absurda, convencendo todos que estavam ao seu redor. E o filme mostra exatamente isso: Como se desenrolar para convencer os outros com suas palavras de forma efetiva sem despertar questionamentos e dúvidas. Mesmo se tratando de um golpista, sua oratória é de inspirar qualquer um, ainda mais com Leonardo DiCaprio atuando como o protagonista e também tendo Tom Hanks no elenco.

series e filmes para melhorar sua oratória

O Discurso do Rei

Acho que essa é a dica mais óbvia de todas, afinal o filme trata diretamente sobre oratória. Mas mesmo sendo óbvio não podemos deixar de falar desta obra tão forte que serve de inspiração pra muita gente. O filme conta a história do príncipe Albert, que logo no início da segunda guerra assume a posição de rei e começa a ser conhecido como George VI, e o que um grande líder precisa fazer para orientar seu povo? Falar com eles!

E é ai que se inicia o problema, George VI tinha um problema de gagueira, por conta disso não conseguia realizar seus discursos adequadamente. E querendo mudar tudo isso ele começa um árduo trabalho para resolver seu problema. Bom, o resto você descobre assistindo o filme, mas é um ótimo exemplo de uma história de superação que motiva todos que olham o filme, além de motivar você a melhorar sua oratória.

Invictus

Logo após o fim do apartheid na Africa do Sul, o recém eleito presidente Nelson Mandela tinha a difícil tarefa de unir uma nação dividida pelo preconceito. A melhor forma que ele viu de fazer isso foi pelo esporte, com o time de rugby da africa do sul na copa do mundo, Nelson Mandela aproveitou o momento para trazer união de toda a nação para apoiarem juntos o time. Assim fazendo todos lutarem e torcerem juntos e mostrando o quanto isso foi importante para a vitória do time. Uma verdadeira aula de como um líder deve ser, com uma oratória excepcional trazendo a força coletiva. Vale a pena conferir!

séries e filmes para melhorar sua oratória

Jobs

O filme retrata a história de Steve Jobs, seus principais feitos e como realizou tais feitos. Não é nem preciso falar o quão importante e influente Steve Jobs era, afinal o fundador da Apple conquistou o mundo todo vendendo seus produtos com apenas uma coisa: paixão. Jobs conseguia transmitir a paixão que tinha pelo que fazia e assim fazendo todos se apaixonarem também, Steve Jobs pode ser considerado o melhor orador das últimas décadas e de fato é alguém para se espelhar.

Doctor Who

Uma série de ficção cientifica sendo usada como exemplo de oratória? Sim! Pode parecer tão inusitada quanto a primeira dica – Cosmos – mas quem conhece sabe muito bem o motivo dessa incrível série estar nesta lista. Doctor Who é uma série de 1963 que dura até hoje, com 37 temporadas, trata sobre um extraterrestre conhecido como doutor que acaba se envolvendo em diversos problemas na terra e em outros lugares. O motivo de estar aqui não é o tema da série, mas sim a forma que os doutores se desenvolvem, unem os personagens e desenvolve seus diversos conflitos ao longo da série. Sempre com uma oratória que muitas vezes chega a ser absurda, o Doutor conquista todos em qualquer lugar que passa. O melhor é que se não quiser assistir a série clássica, que vai de 1963 até 1989, você pode assistir a continuação atual que começou em 2005. Com toda certeza você ficará inspirado e aprenderá muita coisa sobre interação que pode ser extremamente útil e com toda certeza irá melhorar sua oratória.

series e filmes para melhorar sua oratória

Então, gostou de nossa lista? Corre lá para ver todas estas magníficas obras!

Esperamos que você goste!

Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.