fbpx

Radar de Regtechs no Brasil

01

INTRODUÇÃO

Para contextualizar​

O que são as RegTechs?

O termo RegTech vem de “Regulatory Technology”, no português, “Tecnologia Regulatória”. Ele é utilizado para denominar startups que desenvolvem soluções tecnológicas de regulamentação e governança. As empresas desse nicho operam em diferentes categorias de atuação, atendendo às dores crescentes relacionadas ao compliance no mercado empresarial. Algumas delas fazem o trabalho de analisar dados de diversas fontes para facilitar o monitoramento dos trabalhos legislativos, por exemplo.

E o mercado?

Há mercado para as RegTechs?

No decorrer dos últimos anos, empresas dos mais diversos ramos têm realizado movimentações para a adoção de novas tecnologias e estratégias baseadas no digital. Com essas mudanças, criou-se também uma demanda por regulamentações que atendessem à nova realidade e tornassem os processos mais seguros.

Dentro desse contexto, podemos destacar a formulação da LGPD e as normas de Compliance. Dessa forma, nasce no mercado a necessidade de empresas que ofereçam soluções também baseadas no digital para atender às exigências dos novos parâmetros e expectativas de regulamentação.

A partir dos detalhamentos trazidos na pesquisa, podemos destacar que a preocupação com governança, em terceiro lugar, se posiciona com maior prioridade do que os focos de desenvolvimento tradicionalmente tidos no horizonte das empresas, como crescimento e modelos financeiros.

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, entre as prioridades dos CEOs, diretores e VPs para seus negócios em 2022 e 2023, as seis primeiras que mais se destacam são:

  • Iniciativas de transformação digital;
  • Manutenção da força de trabalho (retenção, treinamento e contratação);
  • ESG: environmental, social and governance (meio ambiente, social e governança);
  • Crescimento;
  • Modelos financeiros;
  • Gerenciamento de risco.
  • Além disso, a presença de “gerenciamento de risco” na sexta posição – e, de acordo com o estudo, com um crescimento de 214% com relação à pesquisa de 2021 – evidencia o quão relevantes são as soluções de regulamentação e segurança no contexto atual.

    02

    Tecnologia

    Tecnologia aplicada​

    Busca por inovação

    Existem diversas novas tecnologias sendo desenvolvidas para atender às novas demandas operacionais no mercado. No entanto, entre tantas propostas emergentes, cinco se destacam e têm papéis essenciais na criação de soluções para governança.

    Confira essas tecnologias:

    É a capacidade de aprendizado de máquinas que possibilita operações complexas e que exigem diferentes níveis de análise. Entre as possibilidades de aplicação da inteligência artificial para garantir o compliance das empresas, estão atividades como

    • Escanear documentos de bancos de dados e sugerir o que não está em compliance;
    • Prever possíveis riscos de fornecedores e compras em tempo real a partir da análise dados de mercado;
    • Realizar a varredura de atividades de colaboradores no ambiente interno para detecção de potencial risco de não compliance.

    Trata-se da disposição de dados e serviços através de uma rede, e não mais de recursos físicos de hardware e de rede do domínio da empresa que fornece essas informações. Com essa tecnologia, é possível contribuir com as seguintes operações de GRC:

    • Concentração de documentação de maneira segura e centralizada;
    • Implementação de soluções de forma mais rápida e escalável;
    • Redução de custos a partir da ausência de necessidade de instalações e set ups de plataformas e servidores.

    São códigos que realizam atividades específicas conforme sua programação, operando nas mais diversas tarefas. Na esfera de governança, podem contribuir das seguintes formas:

    • Vasculhar a internet, abrindo sites e buscando potenciais riscos à organização;
    • Reduzir o potencial de erros humanos na realização de atividades repetitivas.

    É a coleta, armazenamento e análise de dados como acessos, cliques, interações e demais atividades em links rastreados. Com essa tecnologia, é possível:

    • Monitorar vídeos de treinamento, exibindo estatística sobre o que foi mais exibido e o que não foi finalizado;
    • Encontrar pessoas em meio a grandes amostragens de informação a partir de parâmetros específicos;
    • Correlacionar dados e buscar padrões e riscos de compliance.

    São padrões de software e comunicação que possibilitam a integração de sistemas, como a conexão de soluções de compliance com as soluções corporativas próprias de cada empresa. Dessa forma, é possível a obtenção de resposta imediata sobre problemas de compliance de maneira mais eficiente.

    Radar de Regtechs

    Quais as RegTechs que se destacam no mercado brasileiro?

    Como mencionado, a necessidade por soluções tecnológicas de compliance são uma tendência crescente. No entanto, apesar da relevância do tópico, o mapeamento dessas empresas e seus serviços e soluções ainda é bastante rudimentar quando direcionado para o mercado brasileiro.

    Reconhecendo essa lacuna e a importância desse setor em ascensão, estudamos as empresas brasileiras que desenvolvem tecnologias do setor de compliance e organizamos um radar atualizado.

    Ele foi feito por especialistas das áreas de inovação tecnológica e tecnologia jurídica e é dividido entre as diferentes categorias de atuação das RegTechs.

    Cadastre-se para receber o material completo sobre o Radar de Regtechs no Brasil

    Radar de Regtechs

    03

    CATEGORIAS

    Segmentação

    Quais as categorias de RegTechs?

    As empresas de tecnologia regulatória se dividem a partir de sua forma de operação e das soluções que oferecem. Podemos segmentar suas categorias em:

    A categoria de gestão de certificados digitais era, até pouco tempo, uma lacuna no mercado de compliance. O compartilhamento de certificados entre um grande número de colaboradores sem o devido controle de acessos é uma dor de muitas das maiores empresas do Brasil. Além disso, essa não delimitação de acessos configura não apenas uma infração de LGPD e Compliance, como também uma infração penal. A partir dessa demanda até então não atendida, a Doc9 desenvolveu e lançou o Whom?: o primeiro gerenciador de certificados digitais em nuvem do país.
    Soluções que ajudam a realizar a gestão completa do programa de compliance e integridade corporativa.
    Soluções que auxiliam empresas a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
    Soluções para qualificação e onboarding de novos fornecedores
    Canal de ética voltado ao combate à corrupção no ambiente corporativo, que permite que sugestões, elogios e denúncias, ou o reporte de situações
    Plataformas que disponibilizam uma série de análise de riscos e consultas como: due diligence, background check, detecção de conflitos de interesses, pessoas politicamente expostas (PEPs), listas restritivas, mídias negativas, risco socioambiental (ESG).
    Sistemas que utilizam tecnologias para checar as informações de clientes e suas compras e prevenir fraudes em diferentes modelos de negócio.
    Soluções que auxiliam no acompanhamento das alterações/ publicações de novos normativos e da atuação de políticos e órgãos governamentais.

    Faça seu cadastro


    Fale com um especialista

    Entre em contato conosco preenchendo o formulário.