Principais problemas do seu escritório de advocacia

GestãoPara EmpresasPara Escritórios

Muitos escritórios de advocacia chegam em um ponto de estagnação, onde não apenas a demanda e o crescimento que param, como os problemas não se resolvem. Em alguns casos, a própria identificação de problemas é o problema: o que parece ser uma “maré de azar” acaba sendo apenas estes impecílios não identificados afetando seu escritório. E para isso é necessário atenção, tempo e dedicação, sempre analisando cada movimento de seu escritório, independente do resultado.

Principais problemas de seu escritório de advocacia

Como a maioria dos problemas de escritórios são, de modo geral, muito semelhantes, acabam se tornando de fácil identificação quando se olha de fora e se compara com outros escritórios. Assim, você consegue visualizar melhor os principais problemas de seu escritório.

principais problemas do seu escritório de advocacia

Falta de conhecimento

Muitos escritórios acabam sofrendo pela falta de conhecimento de seus profissionais, muitas vezes sendo causado pelo próprio escritório que acaba não desenvolvendo isso. A primeira coisa que é necessária para resolver os principais problemas de seu escritório é instigar seus colaboradores a compartilharem conhecimento entre si, sendo a forma mais fácil de aumentar o conhecimento da equipe, auxílio e trabalho em equipe pode definir isso.

Advogados não especializados

Outro fator muito presente, principalmente em advogados iniciantes, é adiar sua especialização. Os advogados esperam o crescimento profissional para desenvolver a parte acadêmica. Muitos não percebem que se desenvolver esta parte primeiro, o crescimento profissional pode chegar mais rápido e pode ser melhor do que o esperado. Afinal um profissional especializado é muito melhor do que um que não é.


Leia também:


Os escritórios também precisam entender isso: um profissional bem qualificado que se desenvolve dentro da própria empresa tem mais chances de ser um profissional valioso do que um especialista que é contratado assim, por isso, é importante que o escritório dê incentivo para colaboradores se desenvolverem. Não é necessário realizar uma pós-graduação imediatamente, porém, ir se aprimorando com cursos, online ou presenciais.

Resistência à tecnologia

Um dos principais problemas de seu escritório também pode ser a resistência à tecnologia. Geralmente, isso é relacionado aos advogados mais tradicionais e que estão a mais tempo no mercado. Quando falamos de resistência referente a tecnologia, não estamos falando de evitar a tecnologia mas sim de não usá-la como um recurso importante.

A boa utilização da tecnologia pode ser praticada desde o uso de agendas digitais até processos automatizados. Imagine um cenário em que um cliente faz aniversário e seu escritório sempre envia e-mails de datas comemorativas, toda vez que é necessário analisar clientes que estão de aniversário e enviar os e-mails manualmente. O tempo perdido nesse processo, diariamente, pode ser de até uma hora, em uma semana se tornando 5 horas (trabalhando de segunda-feira até sexta-feira). Para resolver esse problema, podem ser utilizadas ferramentas para tarefas automatizadas e usar a tecnologia em prol de seu escritório.

Falta de marketing jurídico

Quando falamos sobre os principais problemas de seu escritório, geralmente pensamos em problemas estruturais, funcionais, profissionais e alguns recursos extras. Porém, um ponto que afeta a captação de clientes é o marketing jurídico. Já falamos sobre marketing jurídico aqui no blog e como isso pode trazer benefícios para um escritório de advocacia, então investimento nessa área nunca é demais. Com marketing jurídico você consegue alcançar mais pessoas, não apenas clientes como outros profissionais e assim abrindo portas para novas parcerias.

Falta de posicionamento digital

O tópico citado a seguir é extremamente relacionado aos últimos dois, se um dos principais problemas de seu escritório for a dificuldade de ser encontrado na internet, você tem sérios problemas. A maioria das pessoas procura serviços online, mesmo se não forem serviços que possam ser realizados pela internet, o primeiro contato é online. Com esse primeiro contato é onde ocorrerá a prospecção de clientes e onde você irá ter maior visibilidade. Muitos escritórios tem dificuldades em encontrar novos clientes, mas já parou pra pensar que pode ser o cliente que precisa encontrar seu escritório?

Demanda em excesso

Apesar de todos estes erros serem muito comuns e não tão prejudiciais quando encontrados individualmente, há um erro em especifico que prejudica muito seu escritório. Estamos falando de aceitar uma quantidade de demanda maior do que seu escritório pode executar. Aceitando uma alta quantidade de demanda sem ter profissionais pra isso, você acaba sobrecarregando o escritório e trazendo consequências negativas para outras tarefas que precisam ser realizadas e assim desencadeando uma série de problemas e atrasos.

É importante ressaltar que apesar de erros acontecerem eles não são impossíveis de se resolver. É sempre necessário analisar cada passo que seu escritório e sua equipe realiza, sempre sendo cauteloso e conhecendo seus limites, suas forças e suas fraquezas.

qualidade e facilidade

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.

Deixar um Comentário