Skip to main content
Conteúdos ExclusivosGestão

Por que você está perdendo seus funcionários?

Por 8 de outubro de 2018junho 3rd, 2021No Comments

Muitas empresas encontram dificuldades para manter seus profissionais por muito tempo na casa, registrando alta rotatividade (também alto custo) e perdendo talentos. A taxa de rotatividade de uma empresa é um reflexo do número de funcionários que deixaram a companhia durante certo período de tempo. Se a rotatividade está constantemente aumentando, é preciso dar um passo atrás e decifrar as razões do por que você está perdendo seus funcionários.

Quanto maior a empresa, mais difícil é enxergar a origem do problema, e acabam colocando a culpa no funcionário que não soube “trabalhar com pressão” ou no fato dele querer ganhar mais. Empresas inteligentes sabem que alta rotatividade é problema de gestão. Também sabem que funcionários não se demitem da empresa, mas dos seus superiores.

Por que você está perdendo seus funcionários?

Por que você está perdendo seus funcionários? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Pensando nisso, separemos alguns motivos que podem ser os causadores da demissão dos funcionários.

Condições de trabalho ruins

Computadores velhos e lentos, internet que cai o tempo todo, impressora que está sempre com problemas… pode parecer besteira, mas estes são alguns detalhes que aumentam o estresse no escritório e prejudicam que os funcionários trabalhem de forma otimizada. Isso pode até até deixar os seus funcionários doentes. É por isso que empresas que se preocupam com a infraestrutura sempre estão entre as mais desejadas. Porque além de demonstrar que estão interessadas em melhorar, mostra que se preocupam com a saúde das suas equipes.

Pagamentos e Benefícios

Dinheiro pode não ser um fator motivacional no trabalho, mas ele é uma necessidade básica e influenciará a decisão de um profissional de continuar em sua empresa ou ir para outra que pague melhor. Isso acontece enquanto o salário ainda é importante para estabelecer um certo padrão de vida. Quando isso acontece, outros fatores começam a pesar mais na decisão de permanecer no cargo.

Seus funcionários mais eficientes podem estar saindo da empresa devido à falta de boas atribuições. Se o funcionário é bom no que faz, ele irá procurar tarefas que se adaptem às suas capacidades. Oferecer atribuições de qualidade inferior para seu melhor funcionário é a garantia de que irá perdê-lo.

Otimize a Rotina da sua Equipe Jurídica

Acesse agora o e-book Como otimizar a rotina da sua equipe

Falta de reconhecimento

O psicólogo Frederick Herzberg escreveu em seu livro Teoria dos dois Fatores a seguinte frase: “O poder motivacional em nossas vidas não é o dinheiro; é a oportunidade de aprender, crescer em responsabilidades, contribuir com outros e ser reconhecido pelas nossas conquistas”.

Se o gestor de pessoas e a liderança da empresa não está mostrando sinceramente o valor do trabalho e das contribuições de um profissional para a empresa, ele eventualmente se sentirá frustrado, não reconhecido, e daí vem a vontade de partir para outro desafio.

É muito importante que a empresa mostre o valor do trabalho dos seus funcionários, mostrar que faz a diferença para conseguir obter os resultados da empresa. Que ele contribui para atingir os objetivos e metas que a empresa está buscando.

Cultura organizacional

A cultura da empresa influencia diretamente na decisão do funcionário de ficar ou sair. Se o cronograma do escritório, sistema de comunicação, colaboradores e o ambiente geral do trabalho não forem apropriados, tenha certeza de que a equipe não permanecerá por muito tempo.

Nós sempre ressaltamos a importância de contratar candidatos que compartilhem dos mesmos valores da sua empresa. Um funcionário que não concorda com a cultura, missão, as práticas e os objetivos da companhia onde está trabalhando com certeza não verá um propósito em seu trabalho. Por exemplo, uma pessoa que defende a preservação da natureza não se sentira muito bem ao trabalhar em uma empresa que polui o meio ambiente e não apresenta contrapartidas para resolver este problema.

Por que você está perdendo seus funcionários? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

O balanço vida e trabalho

Se as pessoas na sua empresa vivem fazendo hora extra, trabalhando sobre pressão e precisando atuar em várias funções ao mesmo tempo, elas com certeza estão se planejando para te deixar. Funcionários que são levados a escolher entre a vida e o trabalho por causa de suas rotinas e cobranças são mais inclinados a abandonar o barco.

Você sabe algum motivo? Deixe nos comentários aqui embaixo!

Por que você está perdendo seus funcionários? Advogado Correspondente Jurídico DOC9
Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.