Skip to main content
Curiosidades Jurídicas

Pilares GPTW: Como funciona o Processo Seletivo de Colaboradores da DOC9

Por 28 de novembro de 2018dezembro 5th, 2020No Comments

No dia 22 de novembro de 2018 ganhamos o prêmio de melhor pequena empresa do Rio Grande do Sul para se trabalhar e pensando nisso resolvemos escrever essa série de posts sobre os Pilares GPTW: Contratar, Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Celebrar e Compartilhar. Serão uma série de posts explicando cada um dos pilares e quais práticas desenvolvemos aqui na DOC9.

Acreditamos que a troca de práticas só agrega ao mercado e por isso resolvemos compartilhar abertamente as nossas práticas. Então vamos iniciar explicando um pouco sobre como funciona o nosso Processo Seletivo na DOC9.

Pilares GPTW: Como funciona o Processo Seletivo

Uma ótima empresa para se trabalhar é constituída por pessoas que se identifiquem umas com as outras e, principalmente, com os propósitos da organização. Para assegurar que nossa equipe seja composta por pessoas com a cara da DOC9, criamos um Processo Seletivo que é efetivo ao identificar nossos valores e competências nos participantes, sem deixar de ser ágil.

A identidade do nosso processo já fica reforçada na divulgação das nossas vagas. Procuramos ser o mais transparente possível sobre as atividades e benefícios, abrindo inclusive o valor de remuneração. Acreditamos que quanto mais informação for disponibilizada, maior a chance de atrairmos pessoas que realmente se interessam pela oportunidade que terão aqui. Também investimos na personalização das divulgações, tentando sempre dar à divulgação “a cara” da vaga e da pessoa que procuramos.

Além disso, buscamos fugir da divulgação apenas em meios tradicionais e sites de vagas. Temos um perfil no Facebook, por exemplo, exclusivo para divulgação em diversos grupos fechados não apenas voltados para pessoas que estão à procura de vagas, mas também em discussão de conteúdos. Após recebermos os currículos, nosso processo tem obrigatoriamente 4 etapas:

Triagem de Currículos

Na DOC9, esta não é uma etapa apenas para identificar conhecimentos técnicos e atividades realizadas. Procuramos identificar se as organizações pelas quais a pessoa passou possuem valores semelhantes aos nossos e se as vivências da pessoa (profissionais e pessoais) se aproximam da trajetória de quem já faz parte do time DOC9 hoje.

Entrevista Coletiva

Pilares GPTW: Como funciona o Processo Seletivo de Colaboradores da DOC9Esta é a primeira etapa presencial e nela investimos boa parte do tempo dando detalhes sobre o nosso negócio, nossos propósitos e nossa cultura. Procuramos tirar todas as dúvidas possíveis dos candidatos e, novamente, abrir todos os detalhes da vaga para que o processo fique bem transparente. Depois disso, é aberto um espaço para que os candidatos também se apresentem e nós possamos fazer mais uma triagem de perfil.

Avaliação Raciocínio Lógico

Esta etapa é online e consiste em um questionário desenvolvido pela nossa equipe para identificar a capacidade lógica numérica e de argumentação dos candidatos.

Entrevista Individual

Pilares GPTW: Como funciona o Processo Seletivo de Colaboradores da DOC9Esta etapa também é presencial, e é a etapa em que investimos mais tempo explorando a experiência dos candidatos e como eles se comportaram em situações anteriores, para identificarmos se suas atitudes estão dentro do que esperamos de alguém do time DOC9. Buscamos expor cenários e tentar visualizar como o candidato se sairia em situações que ele provavelmente irá vivenciar em nossa empresa. A etapa é conduzida por um recrutador e pelo gestor responsável pela vaga e ambos são treinados para encontrar candidatos com os valores da DOC9.

Em alguns processos-chave para a empresa ainda há aplicação de provas técnicas, resolução de cases ou até rodadas de entrevista com o board de executivos.

Porém, as principais etapas são as citadas, pois é nelas que a nossa equipe consegue identificar se o candidato avaliado irá se adaptar à nossa cultura e à nossa equipe, gerando os resultados esperados para a empresa.

Assim como os Pilares GPTW pregam, acreditamos muito no nosso processo seletivo e sabemos da importância dele e na importância de constantemente estar aperfeiçoando o nosso método de trabalho. Esse método foi construído ao longo de 4 anos e está continuamente sendo aprimorado pelo nosso time de Gestão de Pessoas.

Esse foi o primeiro post da nossa série de posts Pilares GPTW! Caso você tenha alguma dúvida, você pode adicionar ela nos nossos comentários, logo abaixo!

Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.