Livros sobre produtividade para advogados

GestãoVale a pena dar uma olhada
Por 4 de setembro de 2019 Sem Comentários

Manter uma rotina produtiva é um assunto que está em alta, se tornando uma preocupação para a maioria dos profissionais. O maior problema é que a própria rotina acaba sendo prejudicial, onde se recebe uma quantidade esmagadora de informação, tornando tudo desgastante. Por muitas vezes, devido ao desgaste, acabamos nos auto sabotando alongando prazos e procrastinando o máximo possível. Por isso resolvemos separar neste post alguns livros sobre produtividade para te ajudar a mudar seus hábitos, confere ai embaixo!livros sobre produtividade para advogados

1 – O Poder do Hábito – Charles Duhigg

O Poder do Hábito é considerado por alguns, um dos melhores livros sobre produtividade. Escrito por Charles Duhigg, um repórter do The New York Times dedicado a pesquisar hábitos humanos há mais de 20 anos.

Duhigg acredita que hábitos podem ser moldados para gerar mudanças bruscas na vida das pessoas, gerando resultados incríveis. Entendendo seus hábitos, você entende o que há de errado na sua vida, assim mudando para melhor, focando na prática de hábitos corretos. E é com essa premissa simples, porém profunda, que O Poder do Hábito é considerado um dos melhores livros sobre produtividade, podendo ser usado em diversas situações que exigem mudança para melhor e assim otimizando sua rotina.

2 – Pai Rico, pai pobre – Robert T. Kyiosaski e Sharon Lechter

É um dos livros sobre produtividade financeira mais falados dos últimos anos, escrito por Robert T. Kyiosaski e Sharon Lechter, mostrando que boa parte dos problemas pode ser resolvido com planejamento financeiro (podendo se aplicar em outras áreas). O livro mostra a importância da inteligência financeira e como isso pode ser benéfico, se tornando a resolução para muitos problemas comuns da vida.

Também tendo uma premissa simples, é um livro direto e fácil de se ler, evita utilizar uma escrita complexa para o fácil entendimento do leitor. Não é à toa que “Pai Rico, Pai pobre” se tornou um best-seller com sucesso absurdo no mundo todo.

3 – SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo – Jeff Sutherland

O método SCRUM é muito utilizado em empresas de tecnologia como Spotify e Microsoft. Jeff Sutherland criou o SCRUM, também conhecido como método ágil, implementando em sua equipe há mais de vinte anos e tendo resultados incríveis. Desde a criação do método, já foram registrados, nos casos mais extremos, ganhos de produtividade de até 1.200%.

O método SCRUM é criado em cima de diversos conceitos, desde artes marciais até táticas de guerra. Independente do seus objetivos e de seu setor de atuação, SCRUM funcionará com toda a certeza, sendo considerado um dos métodos mais eficazes. SCRUM: A arte de fazer o dobro do trabalho em metade do tempo é um livro indispensável para quem quer ter sucesso produtivo.


Leia também:


4 – Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferriss

Esse é o único livro desta lista que pode sair um pouco da realidade (de forma totalmente literal). Timothy Ferriss é totalmente maluco e aleatório, no livro ele conta um pouco sobre sua trajetória de vida, abandonando a Universidade de Princeton, morando no Japão e até sendo o primeiro estadunidense a conquistar um recorde mundial em um campeonato de tango.

No livro, Timothy mostra 4 passos para trabalhar pouco e produzir muito. Além de focar no aproveitamento do dinheiro e valorização profissional. Tentando convencer gestores para mostrar que rendimento vale muito mais do que presença. Apesar das maluquices envolvendo a realidade do autor, o livro tem muito conteúdo relevante podendo ajudar muitos profissionais que querem mudar de vida e mudar a vida de suas empresas.

5 – A arte de fazer acontecer – David Allen

O método GTD (Getthing Things Done) é reconhecido em todo o mundo como um dos mais eficazes. David Allen criou esse método pensando em otimizar processos, de maneira organizada, evitando sobrecarga e minimizando a procrastinação. O objetivo é ser simples, sendo dividido em 5 passos principais: Capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar.

A arte de fazer acontecer é um dos melhores livros sobre produtividade porque fala sobre um dos melhores métodos de produtividade de forma extensa, usando exemplos e trazendo este método para sua realidade. A arte de fazer acontecer é um dos mais influentes livros sobre produtividade.

4 – The Pomodoro Technique – Francesco Cirillo

Parece até nome de livro de ficção cientifica, porém esse com toda certeza é um dos melhores livros sobre produtividade. Pomodoro, em italiano, significa tomate, o autor desenvolveu sua técnica usando um cronômetro culinário em forma de tomate.

Essa técnica foi desenvolvida no final dos anos 80, e tem o objetivo de trabalhar com foco total em vários blocos de períodos curtos, aplicando um intervalo entre eles. Cada bloco de tempo precisa ser cronometrado e deve durar 25 minutos, sempre registrando quando terminar estes 25 minutos. Assim você consegue contar quantos pomodoros levou para realizar uma tarefa, podendo ter organização e analisando detalhadamente como você pode otimizar ainda mais seu desempenho.

Francesco Cirillo acertou em cheio se tratando de livros sobre produtividade, The Pomodoro Technique funciona para qualquer atividade. Com toda certeza vale a pena se aprofundar nessa técnica.

Acha que faltou mais alguma obra importante nessa lista? Comenta ai embaixo e nos diga!

Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.

Deixar um Comentário