Gestão Visual para advogados e escritórios

GestãoPara Escritórios

Muitas empresas e escritórios possuem um processo de trabalho pré-definido que, por muitas vezes, pode ser denso e complexo. Em algumas situações, os colaboradores da empresa podem demorar um certo tempo até conhecer completamente todos os processos do local de trabalho. Pensando em facilitar o entendimento de informações complexas, foi criado o sistema de gestão visual, o qual traz estímulos visuais para facilitar o processamento da informação.

Gestão visual para advogados

Antes de falar os motivos para se usar de técnicas de gestão visual, entenda porque não usar técnicas tradicionais. Métodos tradicionais são praticamente um sistema forçado, no qual as informações e algumas vezes nem os objetivos são claros. Assim, as decisões são tomadas de forma precipitada e, nos piores casos, sendo feitas apenas porque as tarefas foram delegadas. Um dos principais problemas são os gerentes, que simplesmente empurram tarefas para sua equipe, sem dar um objetivo ou liderar adequadamente.

gestão visual para advogados advogado correspondente jurídico doc9E o que é gestão visual?

A melhor forma de exemplificar isso é: como você sabe quando precisa parar em semáforo? As cores verde, amarelo e vermelho possuem um significado que está diretamente ligado a regras e é este o conceito utilizado pela gestão visual, não precisando ser apenas com cores. O objetivo é entender uma série de conceitos apenas olhando para uma imagem e assim agilizando diversos processos.


Leia também:


Para começar a trabalhar com gestão visual, é preciso que o time, junto de seu gestor, monte um quadro de trabalho visual, assim, a própria equipe monta seu fluxo com suas prioridades de uma forma que todos consigam entender e explicar entre si. No entanto, é preciso cuidado: caso você perca muito tempo entendendo o que está ali ou precise que alguém explique, o sistema de gestão visual não está funcionando, e precisa ser reformulado.

A gestão visual precisa ser simples, direto e transparente, mostrando o que realmente acontece dentro da empresa. O foco é apenas escrever informações vitais, com poucas palavras assim a informação pode ser:

  • Consistente;
  • Fácil de entender;
  • Ser visível à distância de no mínimo 1 metro.

O melhor exemplo é a metodologia kanban, já mencionado diversas vezes aqui no blog, que busca recursos visuais para ser o mais claro e visível possível. Com isso, você consegue resolver o maior problema dentro de grandes empresas e escritórios: a falta de comunicação. Esperamos que você tenha gostado, caso tenha alguma sugestão comente aqui embaixo!

José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.

Deixar um Comentário