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Quais erros um bom Gestor não pode cometer?

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Já vimos em outros posts as características necessárias aos bons gestores e as dicas que fazem uma equipe ser engajada. No entanto, também existem erros que um bom gestor não pode cometer. Caso contrário, toda a estratégia não terá efeitos positivos. Mas, quais são esses erros? Neste post, trazemos alguns dos principais erros que não se pode cometer. Todos estão relacionados com as características necessárias que os gestor precisam ter, é importante reforçá-las para evitar as falhas.

Veja os erros que um bom gestor não pode cometer que separamos para você:

Tratar todos os colaboradores da mesma forma

Quais erros um bom Gestor não pode cometer? Advogado Correspondente Jurídico DOC9

As pessoas são diferentes, pensam de formas distintas, tem preferências e gostos variados, então por que deveríamos tratá-las de formas iguais? Cada pessoa tem suas particularidades e essa individualidade deve ser respeitada. Por isso, é importante que o líder tenha uma boa visão da equipe, entendendo o perfil de todos os colaboradores que fazem parte dela.

Dessa forma, é importante que as críticas, os elogios e os feedbacks sejam repassados da maneira mais adequada para cada pessoa. Assim, evita que o colaborador entenda esse retorno de maneira errada e acabe se desmotivando.

Saber mapear os perfis de cada um é a melhor forma de ser assertivo nas interações e na comunicação com a equipe. É fundamental destacar que isso também ajuda a conquistar a confiança de todos.

Agir de forma não condizente com o que fala

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A equipe é o reflexo de seu líder e de suas atitudes e não do seu discurso. Um bom gestor é um exemplo e deve se portar como tal. Portanto crie uma coerência entre suas ações e o que fala, seja para se espelharem em suas atitudes como para criticá-las posteriormente.

Não se deve agir de forma diferente ao que fala, senão perde a credibilidade em relação à equipe. Lembre-se: você está sendo observado a todo momento por sua equipe. Não cobre um comportamento de sua equipe que você não demonstra no seu dia a dia.

Guardar conhecimento para si

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A ideia do trabalho em equipe é que todos se ajudem e compartilhem conhecimento. Assim, um bom gestor não deve guardar o conhecimento para si. Guardar conhecimento é uma coisa que você deve fazer caso queira demonstrar insegurança, inexperiência e instabilidade emocional, passando a todos que se sente ameaçado pela sua própria equipe. É claro que isso não significa contar para todos sobre ações estratégicas que devem ser mantidas em sigilo, mas sim compartilhar experiências e mostrar o que os colaboradores podem fazer.

Agora caso não deseje que as pessoas tenham essa imagem de você, faça de seu conhecimento um patrimônio público. Você se surpreenderá com o canal que acabará criando com uma pessoa quando você a ajuda a resolver um problema, ou a ensina a realizar algum procedimento que você domina.

Compartilhando o conhecimento, um bom gestor mostra que está seguro no que afirma e tem experiência e estabilidade emocional. Isso também ajuda a criar um canal de comunicação aberto, que pode ser utilizado por todos os colaboradores para sanar dúvidas e trocar ideias.

Subestimar a inteligência dos colaboradores

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Um líder que não acredita no potencial da sua própria equipe não está realizando o seu trabalho de maneira efetiva. Isso também passa pela manipulação dos colaboradores — por exemplo: falar em uma reunião que determinada decisão será tomada em conjunto, quando, na realidade, ela já foi realizada.

Isso faz os colaboradores se sentirem ofendidos e desmerecidos e, em última instância, resulta em desmotivação. Assim, o ideal é ser transparente, falar sempre a verdade e ser um exemplo para a equipe.

Não se importar com o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe

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O líder tem a função de auxiliar para o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe. Ignorar essa necessidade faz com que os colaboradores se sintam desmotivados. Além disso, dificulta a retenção de talentos.

Por isso, o ideal é criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), no qual devem constar os objetivos profissionais e pessoais de cada um para o ano todo. Depois de definidos os objetivos, cabe ao líder fazer um acompanhamento constante para verificar se o desenvolvimento está ocorrendo conforme o esperado.

Assim, mostre-se interessado pela performance individual e pelo andamento dos objetivos pessoais de cada um. Isso fará o colaborador se sentir pertencente à equipe.

Não explicar o motivo das decisões

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Quando fizer alguma orientação ou solicitar que o colaborador realize determinada tarefa ou aja de uma forma específica, explique por que isso está sendo feito. Isso passa segurança para os colaboradores e mostra que você não está ali apenas para mandar, mas sim para trabalhar em conjunto.

Nessas situações, aproveite e pergunte ao colaborador a opinião dele, se ele tem alguma sugestão de melhoria, e apresente o impacto que aquela atividade trará para a empresa. Isso fará com que o funcionário se sinta importante para a equipe.

Falar muito e ouvir pouco

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Ouvir os colaboradores é fundamental. Falar muito e ouvir pouco, por outro lado, é uma maneira de desmotivá-los e ter problemas com a equipe.

No entanto, vale ressaltar que não basta ouvir. É importante que um bom gestor esteja atento ao que está sendo solicitado e aberto para opiniões e sugestões. Conforme já foi afirmado, criar um canal de comunicação é fundamental para que todos se sintam pertencentes à equipe.

É importante lembrar que nem sempre as opiniões e sugestões dadas poderão ser aplicadas. Saber filtrar e refletir sobre o que o colaborador está falando é imprescindível para que bons resultados sejam alcançados. Mesmo assim, escute o que ele tem a dizer e responda da melhor forma possível, sem desconsiderar a opinião dele.

Ter uma equipe engajada passa por uma série de fatores e é importante que um bom gestor esteja atento a ela. Seguindo as recomendações repassadas, pode-se alcançar melhores resultados, tanto no que é relativo à produtividade, quanto na satisfação pessoal dos colaboradores.

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