Marketing Jurídico: É melhor internalizar ou terceirizar?

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Marketing jurídico é uma prática indispensável para empresas da área, trazendo uma série de vantagens e a possibilidade de competir efetivamente com seus concorrentes. E com o surgimento da necessidade de marketing jurídico, alguns questionamentos também emergem. Entre estes questionamentos, talvez o principal seja: é melhor internalizar ou terceirizar serviços de marketing jurídico?

É melhor internalizar ou terceirizar serviços de marketing jurídico?

marketing jurídico é melhor internalizar ou terceirizar

Antes de listar os porquês, é importante entender que entrar em um consenso geral é muito difícil, quase impossível. O maior problema é que, para cada caso existe uma necessidade diferente, tendo de ser adaptado a diversas situações. Agora, confira nossa lista para saber se é melhor internalizar ou terceirizar o marketing jurídico para seu negócio. Então, ao internalizar os serviços você tem:

Controle das atividades

A internalização do marketing possibilita um controle maior do que se tem em uma agência especializada. Além de que é possível o monitoramento de cada passo, criando estratégias junto de funcionários, cobrando um resultado maior, reter melhor as informações e a comunicação se torna muito mais simples e rápida, podendo alterar processos de maneira fácil.

Manutenção

A manutenção de equipes internas é um processo muito mais simples, caso a empresa consiga manter o clima positivo, recompensando bem seus colaboradores, eles se comprometerão mais em atingir metas e ter um melhor resultado. Isso não melhora só o desempenho individual de cada colaborador como melhora a organização da empresa, estipulando as melhores metas de acordo com todos.


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Sinergia:

A maior vantagem de uma equipe de marketing interna é a sinergia entre a equipe. Com isso, é possível promover integração das equipes, aumentando ainda mais a qualidade de comunicação, fazendo todos entenderem melhor seu negócio e gerando troca de experiências. A internalização da equipe não traz sinergia das equipes individuais, mas sim da empresa como um todo. Ainda pode não ser um ponto chave para descobrir se é melhor internalizar ou terceirizar sua equipe de marketing jurídico.

Apesar destas vantagens, a internalização também possuí alguns problemas. São eles:

Custos

O maior problema de uma empresa são os custos excessivos, para ter uma equipe de marketing é necessário ter uma estrutura preparada para eles, e isso não é muito barato. O que, em curto período de tempo, se torna mais caro do que terceirizar alguns serviços pontuais.

Maleabilidade

Muitas vezes, empresas mais tradicionais não estão preparadas para uma equipe de marketing inserida em sua realidade. Um dos principais motivos é o fluxo de trabalho ser totalmente diferente, com mudanças constantes, podendo divergir com os métodos da empresa. Também trazendo visões diferentes de mercado com ações que podem não agradar a maioria dos colaboradores, mesmo que elas sejam extremamente efetivas.

E nessa discussão de saber se é melhor internalizar ou terceirizar serviços de marketing jurídico, é necessário analisar toda a estrutura de sua empresa e o modelo de funcionamento, evitando tomar decisões precipitadas. A terceirização acaba se tornando uma opção para empresas que querem reduzir custos e aumentar a agilidade de alguns serviços, ainda que nem sempre essa agilidade seja positiva, aumentando índice de erros. Confira as vantagens da terceirização:

Custos

A maior vantagem é a redução de custos em curto período, não tendo a necessidade de manter uma estrutura a mais e nem tendo a necessidade de manter colaboradores externos, já que tudo isso seria feito por parte da agência de marketing. Com a redução de custos a previsibilidade de custos acaba sendo maior, o que acaba contribuindo para o planejamento estratégico da empresa.

Especialização

Uma agência de marketing, como já é de se imaginar, possuí o foco 100% do tempo em marketing, o que acaba demandando profissionais mais qualificados e que se adequem ou se destaquem nos padrões impostos pelo mercado. A competitividade também afeta a empresa terceirizada, então a terceirizada se vê na obrigação de ser a melhor para sua empresa, gerando os melhores resultados. Uma boa agência é a que detém mais conhecimento e é capacitada para atender todas as demandas que são delegadas.

Redução de burocracia

Um dos pontos que pesam muito quando se está vendo se é melhor internalizar ou terceirizar é a redução da burocracia em serviços terceirizados. Contratando a agência, os serviços burocráticos acabam passando para os profissionais da própria agência. Pagamentos de outras plataformas e seleção de profissionais adequados para cada área não se tornam uma obrigação de sua empresa. Além de que problemas técnicos também precisam ser resolvidos por eles, tornando-os mais rápidos na solução de problemas, otimizando seu tempo.

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E, como tudo, existe um outro lado, nem sempre uma agência de marketing é a melhor pedida para seu negócio, apesar de parecer no início.

Longo prazo

Muitas empresas não atingem o resultado ideal com o marketing em um período curto de tempo, investir em marketing é algo demorado, porém recompensador. Uma agência de marketing acaba se tornando cara durante o tempo se fosse comparar com uma equipe interna. Gastos com a estrutura e preparação da empresa para receber uma equipe de marketing acaba se tornando o mesmo conforme o tempo passa. A maior diferença é nos resultados, agências são para resultados mais urgentes, que desencadeiem uma série de bons resultados, que podem se manter durante o tempo, decair ou aumentar. Já equipes internas, mesmo quando não comecem com bons resultados, tendem a melhorar drasticamente. É difícil ver equipes de marketing internas regredindo em seus resultados, já que sabem mais da realidade da empresa e seus clientes.

Falhas na comunicação

Profissionais terceirizados sofrem com a falta de comunicação, o que aumenta a quantidade de erros e traz maior risco para o trabalho. Isso pode gerar atrasos e desentendimentos, a demanda tende a passar por diversas pessoas até chegar em quem realmente irá realiza-la.

Menor controle

Outro grande problema é a falta de controle sobre os passos da agência. Mesmo que possa se cobrar resultados, o distanciamento acaba atrapalhando o monitoramento.

Afinal, é melhor internalizar ou terceirizar serviços de marketing jurídico?

Como foi dito anteriormente, isso varia para cada empresa. Se a sua quer resultados imediatos em um curto período de tempo e sem custos exagerados a terceirização se torna a melhor opção. Porém com uma visão mais ampla, almejando atingir algo no futuro, a internalização do marketing acaba se tornando mais atrativo.

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José Eduardo Oliveira

José Eduardo Oliveira

Bacharel em Produção Multimídia pelo Senac-RS em formação. Integra atualmente o nosso time de Marketing e é um dos responsáveis pela comunicação com a nossa Rede de Advogados Correspondentes. Trabalha com projetos de desenvolvimento da nossa Rede de Correspondentes, buscando soluções, melhorias e conteúdos que impactem a vida dos Advogados de uma forma positiva. Busca mesclar dicas de produtividade com a rotina corrida dos correspondentes jurídicos, para, então, criar processos e melhorias no fluxo de comunicação da nossa rede de profissionais.

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