Como envolver seus colaboradores na criação de conteúdo

Marketing JurídicoPara Escritórios
Por 23 de julho de 2019 Sem Comentários

Diversas vezes no blog DOC9 mencionamos a importância do marketing de conteúdo em qualquer empresa, inclusive escritórios de advocacia, tendo o poder de impactar em todos os aspectos da rotina e resultados de um negócio. Por vezes, se delegada a tarefa de produção desse conteúdo apenas à equipe de marketing, o potencial e qualidade do que será produzido pode ser limitado.

Por vezes, o escritório – ou empresa – sequer tem um setor de marketing, tendo obrigatoriamente que delegar as tarefas feitas teoricamente por esse setor entre outros colaboradores. No entanto, estes mesmos já possuem suas tarefas do dia-a-dia, que muitas vezes já ocupam toda sua rotina.

Como envolver seus colaboradores na criação de conteúdo

Como envolver seus colaboradores na criação de conteúdo

Como, então, deve-se abordar a necessidade de seus funcionários de produzir conteúdo para a empresa? E, talvez mais importante que isso, como tocá-los e engajá-los nessa missão coletiva?

Dê o exemplo

Esta dica é válida independente de sua posição dentro da empresa, afinal, o espírito de liderança pode ser incorporado por qualquer um, mas se você for de um cargo de hierarquia mais alta, seu exemplo tem ainda mais peso.

É difícil convencer e persuadir seus pares e colegas a tomar uma determinada atitude se você mesmo não a toma. Se há qualquer nível de desconfiança quanto ao seu pedido, ele aumenta caso você não “vestir a camisa” também.

Estabeleça metas, determine prazos e faça cobranças

Não é por que você deve tentar utilizar de estratégias mais persuasivas que se deva deixar a contundência de lado. Se a produção de conteúdo for acontecer, é preciso definir uma meta clara e realista, tanto de entrega como de retorno: quantidade e tamanho de postagens, número de visualizações, geração de leads, acessos à plataforma, conquista de seguidores/curtidas, etc).

Além disso, determine quem será encarregado com a criação de conteúdo, levando em consideração as metas de entrega e retorno ditas acima, e tenha certeza de que seus colaboradores consigam cumprir essas metas, assim como eles estarão levando a sério a entrega dessa demanda.


Leia também:


Demonstre o potencial do Marketing de Conteúdo

Para engajar seus funcionários na criação de conteúdo, é necessário oferecer reais justificativas para tal. Se você apenas disser o quanto isso é positivo, mesmo que eles acreditem, não terá o mesmo efeito que se você mostrar dados e estatísticas sobre o impacto do Marketing de Conteúdo e exemplos de empresas que investem em criação de conteúdo (e existem muitas!). Além disso, já é possível ter ideias baseadas nesses exemplos.

Recompense-os pelo trabalho!

Esta dica pode ser um pouco óbvia, mas é muito importante recompensar seus colegas pelo empenho na hora da criação de conteúdo, especialmente se essa estratégia for muito nova na sua empresa ou escritório, e sobretudo se ela tiver certa resistência no início.

Há diversas formas de fazer isto, tanto de maneiras mais singelas e simples, como simplesmente ressaltar o nome dos funcionários como autores do conteúdo, sempre dando créditos a eles, ou mesmo prêmios mais descontraídos, como um bombom, um cookie, ou até um lanche coletivo quando for batida alguma meta!

Conhece mais maneiras de engajar seus colegas? Ou de repente outros problemas que poderão ser enfrentados nesse processo? Deixe seu comentário abaixo!

qualidade e facilidade

Júlia Gabbardo

Júlia Gabbardo

Psicóloga formada pela PUCRS. É atualmente uma das nossas grandes responsáveis pelo processo de Recrutamento e Seleção de Novos Talentos DOC9, desenvolvendo dinâmicas e práticas inovadoras para os colaboradores e futuros colaboradores da empresa. Atua continuamente em projetos de desenvolvimento de lideranças e de equipes e de satisfação dos colaboradores.

Deixar um Comentário