Advogado Correspondente: O que é? Benefícios? Como Contratar?

Para EmpresasPara Escritórios
Por 16 de outubro de 2018 Sem Comentários

Advogado Correspondente: O que é? Benefícios? Como Contratar?

Advogado correspondente é aquele advogado apto a realizar uma série de serviços jurídicos, contemplando as mais diversas diligências forenses, como audiências trabalhistas, audiências penais, assembleia de credores, sustentação oral, protocolação de diversos documentos e muito mais.

Saiba mais sobre Marketing Jurídico: Como oferecer Seus Serviços Adequadamente.

#1 – O que é um Advogado Correspondente?

Um advogado correspondente ou então um correspondente jurídico é aquele profissional que realiza serviços jurídicos para empresas, para escritórios de advocacia ou para advogados autônomos. Muitas vezes esses profissionais são procurados quando os clientes não possuem filial ou escritório na localidade necessária.

Uma das grandes vantagens para as empresas e para os escritórios é que o advogado correspondente não precisa estar ligado ao processo ajuizado como representante jurídico direto dos clientes do escritório remoto. Basta estar apto para realizar as atividades de cunho jurídico em prol do seu cliente, que nesse caso poderia ser o cliente do escritório ou a própria empresa, a partir de um ato de contratação pelo patrono original da causa.

Correspondentes jurídicos ou Advogados Correspondentes podem realizar uma série de diligências forenses desde que possuam aptidão para isso. Para a execução de muitos dos serviços forenses é necessário que o Advogado porte a carteira da OAB da UF em questão e comprove bacharelado na profissão. Diligências menos complexas podem ser executadas, inclusive, por estudantes de direito que já possuam a carteira da OAB.

#2 – Quais são os Benefícios de Contratar um Advogado Correspondente?

Uma das grandes magnitudes do nosso país é, ao mesmo tempo, um dos maiores vilões dos escritórios de advocacia, isso porque em um território tão grande, muitas vezes nos encontramos com o desafio da capilaridade, que é a possibilidade de atender clientes em diversas localidades. E é aqui que a correspondência jurídica ganha espaço. Uma das grandes vantagens de contratar um advogado correspondente é justamente a possibilidade de atuar em diversos territórios sem ter que ter, necessariamente, empregados em diversos locais.

Claro que o escritório também tem a possibilidade de enviar seus advogados para realizarem atos jurídicos em outros estados, mas há um limite de atuação, segundo a própria OAB. No Brasil, para que o advogado possa realizar atos jurídicos, ele precisa estar inscrito no Conselho Seccional da OAB onde for estabelecido o seu domicílio profissional. Com essa inscrição, o advogado estará apto a atuar em todo o território nacional, de forma livre no estado em que estiver inscrito originalmente e de forma controlada nos demais estados, podendo agir como representante jurídico sem ter necessidade de inscrição em outras UFs, em até 5 causas por ano.

A partir da sexta intervenção judicial, o advogado precisará obrigatoriamente realizar uma inscrição suplementar ao Conselho daquele estado, e deverá, inclusive, pagar uma nova anuidade profissional (anuidade do seu estado de origem e anuidade do novo estado), sendo essas anuidades diferentes, já que os valores diferem de estado para estado. Para saber como Advogar em Outros Estados, clique aqui.

Sendo assim, a escolha é clara: ou será necessário pagar diversas anuidades para atuar em diferentes locais ou você repassa as demandas para advogados correspondentes. A contratação de Advogados Correspondentes gera maior celeridade para as rotinas burocráticas dos órgãos judiciários, porque possibilita que o escritório tenha uma maior atuação sem ter que deslocar nenhum funcionário para comparecer a um ato e sem ter que se preocupar com anuidades da OAB em outros locais, nem com gastos frequentes de deslocamento.

#3 – O que é Necessário para ser um Advogado Correspondente?

Podemos encontrar na internet diversos grupos dedicados a Correspondência Jurídica, principalmente em redes sociais como Facebook, Linkedin e, inclusive, grupos no Whatsapp. Nesses grupos, os profissionais precisam expor os seus currículos profissionais e principais áreas de atuação para uma rede de possíveis contratantes interessados.

Outra opção possível é associar-se aos escritórios de outras unidades, para efetuar ocupação na localidade do seu domicílio profissional. Ou então tentar a contratação direta em empresas de profissionais liberais especializadas nessas intermediações.

Outra possibilidade existente para tornar-se um Advogado Correspondente é cadastrar-se em sites e plataformas que auxiliam a conexão de empresas, escritórios e advogados autônomos com correspondentes jurídicos. Essas empresas, como a própria DOC9, são responsáveis pela contratação, negociação de valores e também pelo controle da execução dos serviços contratados. Se você deseja fazer parte da nossa equipe de correspondentes DOC9, solicite contato aqui.

#4 – Quais Aspectos tenho que Considerar ao Contratar um Advogado Correspondente?

Normalmente, o ato de contratar advogados correspondentes é decidido em cima da hora do ato judicial, em grande parte para solicitações que são de caráter urgente. Mesmo assim, existe uma série de aspectos importantíssimos que precisam ser considerados na hora de contratar um Correspondente Jurídico, como:

Capacidade de Comunicação

Esse quesito é essencial para garantir que o profissional estará acessível e disponível quando for necessário qualquer comunicação ou questionamento. Uma boa comunicação é essencial para evitar problemas ao longo da execução das diligências.

Ética

O código de ética da OAB já define muito bem quais são os deveres e as obrigações dos advogados e um deles é atuar com ética. E além disso não se esqueça: qualquer conduta que não seja correta poderá acarretar em prejuízos irreversíveis para a reputação do seu negócio.

Qualificação

Outro ponto essencial na hora de contratar um advogado correspondente é conhecer a forma com que ele trabalha. Um profissional mal preparado pode botar em risco qualquer processo. Para conhecer a qualificação profissional de um correspondente jurídico, você pode consultar o Linkedin, verificando qualificações, experiências anteriores, certificados e prêmios.

#5 – Como posso Contratar um Advogado Correspondente?

Contratar correspondentes jurídicos exige tempo e paciência, pois é necessário investir em pesquisa para encontrar profissionais capacitados e, após essa pesquisa, é necessário que o contratante negocie valores com o advogado correspondente selecionado. Uma boa opção para fugir desses dois problemas é a contratação da DOC9 para o repasse das suas diligências jurídicas, já que estamos há mais de 9 anos no mercado jurídico, trabalhando diariamente com esse tipo de diligência.

Somos uma empresa responsável pela gestão e pelo controle das diligências jurídicas dos nossos clientes, realizando processos definidos que vão desde a captação de advogados correspondentes de qualidade até o pagamento centralizado. Possibilitamos que o cliente se preocupe cada vez menos com rotinas burocráticas e consiga cada vez mais investir o seu tempo em atividades que agregam de fato valor aos seus clientes.

Além da captação dos correspondentes jurídicos, a nossa equipe também realiza a gestão da nossa rede de Advogados Correspondentes. Todos os profissionais que pertencem a esta rede passam por um ciclo de desenvolvimento e aprimoramento, desde a sua entrada. Os nossos Advogados Correspondentes são constantemente avaliados pelo nosso ranking, uma nota de qualidade composta pelas diligências executadas pelos advogados. Nessa nota avaliamos entrega, qualidade e comportamento.

Se você quiser facilitar a sua rotina, sem ter mais que negociar valores, ou então contratar advogados correspondentes, você pode agendar uma conversa com um dos nossos especialistas, através do nosso formulário de contato.

#6 – Quem pode Contratar um Advogado Correspondente?

Os serviços de correspondência jurídica podem ser contratados para qualquer área do direito, podendo englobar atos cíveis, penais, trabalhistas, assembleias de credores e também sustentações orais. E além disso podem satisfazer as necessidades de empresas, de escritórios de advocacia e também de advogados autônomos.

Para Empresas

Uma forma de desafogar a sua equipe jurídica é o repasse de diligências forenses para Advogados Correspondentes. Realizamos o controle e a gestão de diligências jurídicas garantindo uma execução padronizada, permitindo que as equipes jurídicas possam focar em atividades de cunho estratégico. Uma situação bem comum que encontramos nas empresas é a necessidade de deslocamento que os funcionários enfrentam sempre que precisam representar a empresa em atos jurídicos.

A terceirização de demandas forenses é uma solução para quem deseja atuar em todo o território nacional sem ter que deslocar continuamente seus funcionários para a realização de diligências forenses.

Para escritórios de Advocacia

A correspondência jurídica também se mostra uma ótima opção para escritórios de advocacia, pois permite que os advogados do escritório possam atuar nas etapas mais complexas dos processos, como a construção de peças e análises específicas dos casos. O repasse de diligências para empresas de logística forense permite que a equipe seja liberada de tarefas burocráticas e também elimina a necessidade de negociações constantes com correspondentes jurídicos. Isso porque possuem planos definidos, eliminando surpresas na hora de negociar.

Para Advogados Autônomos

Muitos advogados ainda são descrentes que a correspondência jurídica pode ser uma boa solução para profissionais autônomos, mas a verdade é que ela pode ser considerada como uma divisora de águas para esses casos, porque permite que o advogado autônomo consiga focar na prospecção de clientes ao invés de dedicar-se a atividades burocráticas. O repasse de diligências forenses para Advogados Correspondentes pode ser uma boa saída para distribuir as demandas com outros profissionais, sem ter que abrir mão da carreira empreendedora.

Hoje, já possuímos em nosso hall de clientes mais de 3 mil negócios diferentes, sendo esses grandes, médias e pequenas empresas, diversos escritórios de advocacia espalhados por todo o território nacional, explorando matérias trabalhistas, cíveis, penais e também casos de profissionais autônomos que optaram por terceirizar as suas demandas.

#7 – Para Quais Serviços Posso Contratar um Advogado Correspondente?

Você pode contratar um Advogado Correspondente para executar as mais diversas demandas de diligências jurídicas, sejam elas complexas ou serviços mais simples. Vejamos alguns exemplos de diligências que são da alçada de um correspondente jurídico:

Cópias de Processos Forenses

Advogados correspondentes podem realizar cópias de processos forenses, sendo eles digitais ou processos físicos, neste caso é necessário que o correspondente jurídico se desloque até o local onde o processo tramita para realizar as cópias, e para os casos de processos eletrônicos, o advogado precisará acessar o site do órgão judiciário em questão. Saber mais!

Audiências

Advogados correspondentes também podem ser considerados aptos para realizar audiências atuando tanto como advogado do processo como preposto. Para tal, o advogado precisa ter conhecimento do processo, bem como ter instruções delimitadas do cliente referente a valores, a possíveis acordos, entre outras peculiaridades existentes. Saber mais!

Protocolação de Documentos

Outro serviço forense que Advogados Correspondentes executam com frequência é o de protocolação de documentos. Para tal, o solicitante precisa emitir um documento dando a permissão para que o Advogado Correspondente possa executar o protocolo em determinado local.

Demais Diligências

Na verdade, um Advogado Correspondente está apto para realizar as mais diversas diligências jurídicas. Ele pode realizar a retirada de documentos processuais, solicitar cópia de magistrado, realizar degravações de audiências, retirada de alvarás, entre outros. Saber mais!

O principal objetivo das empresas ao contratar um serviço especializado em logística forense vai muito além de reduzir custos, o intuito principal costuma ser a melhoria de processos e a facilidade que a terceirização proporciona, porque ela permite que as equipes possam focar em atividades mais estratégicas e mais robustas, agregando valor ao produto de fato.

#8 – Quais são os diferenciais da DOC9?

principal motivo que faz da DOC9 a maior empresa de logística forense do Brasil é o alinhamento de três fatores: segurança, qualidade e facilidade. Chamamos esses três fatores de pilares DOC9, porque os três possuem a mesma importância e são a sustentação do nosso serviço.

O controle e a gestão das diligências jurídicas passa por um processo “antes, durante e depois da diligência”, isso pois ele não é iniciado apenas no momento que o cliente solicita o nosso serviço via portal DOC9, ele é iniciado antes disso, na captação de Advogados Correspondentes de qualidade.

Antes

Antes do nosso cliente abrir a solicitação no nosso portal, já realizamos um processo de captação e treinamento de correspondentes jurídicos, através de entrevistas iniciais, treinamentos e acompanhamento dos advogados correspondentes. Ou seja, para um advogado correspondente estar apto a realizar os serviços da DOC9, ele precisa passar por uma série de testes e de treinamentos iniciais.

Durante

Durante a realização da diligência, possuímos equipes totalmente dedicadas à gestão dos serviços forenses, repassando orientações e informações de cada tipo de processo para os nossos advogados correspondentes. Aquele problema de ter que ficar cobrando o advogado correspondente para que entregue o serviço no prazo, não é mais responsabilidade do cliente, essa parte burocrática é executada pela DOC9. E além disso, todos os nossos serviços passam por uma etapa de auditoria interna, onde a nossa equipe verifica se a diligência está de acordo com o que foi combinado.

Depois

Após a diligência ser entregue, todos os pedidos do mês ficam centralizados em um pagamento único, extinguindo aquela necessidade de realizar pagamentos separados para cada advogado correspondente diferente. Os nossos clientes pagam apenas pelos serviços executados e sempre no mês subsequente a entrega da diligência.

Solicitar Contato

Quer saber mais sobre as vantagens que você pode adquirir ao repassar suas diligências forenses para a DOC9? Basta preencher o formulário ao lado para conversar com um dos nossos especialistas, iremos encontrar a melhor solução para o seu tipo de negócio.

Deixar um Comentário