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8 Dicas para desenvolver uma Equipe Engajada

Ter uma equipe engajada não é uma tarefa impossível, mas exige empenho, esforço e dedicação. Os gestores devem saber equilibrar as pressões de colaboradores e seus superiores para obter o melhor resultado final possível. Porém, é preciso entender exatamente o que significa ter uma equipe engajada. Esse sentimento passa pela identificação dos colaboradores com a empresa, pelo relacionamento que estabelecem com a empresa e com os colegas, pelas recompensas que conquistam e pelo valor da remuneração.

Dicas para desenvolver uma Equipe Engajada

8 Dicas para desenvolver uma Equipe Engajada Advogado Correspondente Jurídico DOC9

Uma equipe engajada é quando os colaboradores têm sentimento de pertença pela empresa, compreendendo que suas atividades fazem parte de algo maior e que agregam valor aos resultados e que seus objetivos pessoais devem estar alinhados às metas da empresa.

Eles ainda devem visualizar possibilidades de crescimento, poder ter um plano de carreira, desenvolver projetos e ideias, ter responsabilidade e autonomia, e verificar um senso de colaboração no ambiente de trabalho, ver que seu papel é de extrema importância para equipe e empresa.

Um bom gestor sabe trabalhar todos esses elementos para chegar a um denominador comum. Parece difícil, certo? E realmente pode ser complicado. Mas se você tiver as características para ser um bom gestor já está um passo mais próximo de conquistar uma equipe engajada.

Para ter ainda mais assertividade, existem 8 dicas para desenvolver uma equipe engajada. Elas devem ser compreendidos pelo gestor como orientadores, um caminho seguro, talvez longo, que pode ser perseguido para alcançar o sucesso.

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Priorizar a transparência das relações

Um gestor deve ter cuidado ao falar, mas não pode dizer apenas o que as pessoas querem ouvir, ele precisa também fazer críticas. Quando suas ações são pautadas na tentativa de agradar a todos, o resultado pode até ser confortável em curto prazo, mas, na verdade, o problema está sendo apenas adiado. Por isso, seja transparente e fale o que precisa ser falado, mesmo que seja uma crítica negativa. Caso contrário, o colaborador pode descobrir que você mentiu, perdendo a confiança e se sentindo desmotivado.

Saber reconhecer um funcionário

Valorizar e reconhecer as boas práticas dos colaboradores é fundamental para formar uma equipe engajada. Mas como fazer esse reconhecimento? A melhor forma é o feedback, conversa na qual são repassados os pontos positivos e negativos do funcionário. Outras ações também podem motivar o colaborador. Por exemplo: levá-lo para defender determinada ideia de projeto para a diretoria, especialmente se foi ele quem pensou na possibilidade.

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Delegar tarefas e responsabilidades

O gestor deve saber delegar tarefas e responsabilidades aos colaboradores, mostrando que confia no trabalho deles. Essa é uma forma de motivar e reconhecer que o funcionário está realizando um bom trabalho. Além disso, um ponto positivo de saber delegar tarefas é otimizar o processo produtivo, já que a centralização de atividades faz com que o gestor não dê conta de todas as suas funções, prejudicando o andamento do trabalho.

Compartilhar os valores da empresa

O colaborador deve conhecer os valores da empresa, mas nem sempre isso acontece. O mais comum é que ele esteja trabalhando e não saiba qual é a missão, os valores e a visão com os quais deveria estar alinhado. Dessa forma, ele não entende o que a empresa espera dele e, por consequência, não tem uma produtividade tão boa quanto poderia ter. Por isso, é importante que o gestor converse com cada colaborador, compartilhando os valores da empresa e verificando se eles estão alinhados aos do funcionário.

Criar metas e estipular desafios

As metas são fundamentais para o crescimento das empresas e para o engajamento dos colaboradores, que, de outra maneira, podem não ter tanta clareza sobre a direção que devem seguir. Além disso, elas são desafios para a equipe e estimulam que eles desenvolvam habilidades e competências. Aprender coisas novas também mantém os colaboradores motivados, especialmente se eles já têm um perfil que gosta de ser desafiado. Por isso, compreender as motivações individuais também é uma boa alternativa.

Incentivar sua equipe a pensar em soluções inovadoras

Permitir que os colaboradores pensem em sua própria forma de solucionar um problema pode ser a melhor maneira de incentivá-los. Por isso, motive os funcionários a pensar “fora da caixa”, encontrando soluções inovadoras. Essa postura também traz benefícios para a empresa que vão além da motivação da equipe. Com ela, novas ideias são testadas na companhia e podem ser implementadas, melhorando o processo produtivo ou até mesmo ampliando a gama de produtos ou serviços oferecidos pelo negócio.

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Investir no capital humano da empresa

É claro que, para engajar seus colaboradores e ter uma equipe de alto desempenho, a empresa precisa investir no capital humano. Essa visão vem se expandindo e se popularizando nos últimos anos e, hoje em dia, os recursos humanos têm sido considerados o principal ativo de qualquer organização. Isso porque eles compõem o capital intelectual e agregam valor à empresa, oferecendo vantagem competitiva. Investir no capital humano não é somente aumentar a produtividade e reter talentos, mas também uma forma de obter melhores resultados, desenvolver habilidades e agir estrategicamente.

Ser flexível e humano

Já falamos da importância de o gestor ser maleável, a fim de encontrar as melhores soluções para os problemas que aparecem no dia a dia. Neste tópico, a ideia de flexibilidade não está relacionada a isso, mas sim à capacidade de ter empatia e agir com humanidade no seu relacionamento com os colaboradores. Saber ouvi-los, entendendo suas demandas e estudando possibilidades reais para atendê-las quando for possível e pertinente, é um desafio enfrentado por muitos gestores, mas que faz muita diferença na maneira como ele se relaciona com a sua equipe.

Por isso, a comunicação é fundamental, tanto para compreender o que seu time espera quanto para conquistar sua confiança. O objetivo, nesse caso, é permitir que os colaboradores se sintam à vontade para exporem suas ideias e problemas. Assim, todos estarão engajados para o desenvolvimento da equipe e dos processos realizados na organização.

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